Clique e assine com até 92% de desconto
Modo Avião Por Tatiana Cunha As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem

10 sinais de que você precisa de férias (com urgência!)

Aumento de peso, insônia, irritabilidade... sabia que estes podem ser sintomas de que seu corpo _e sua mente_ precisam de um descanso?

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 20h50 - Publicado em 7 jul 2017, 14h20

Ah, férias…

Não ter hora para acordar, para almoçar, não precisar checar os emails a cada cinco minutos. Sair do hotel sem destino certo, assistir ao por do sol sem pressa. Tomar um drinque logo cedo à beira da piscina (porque certamente já são 17h em alguma parte do mundo), não usar outra coisa além de uma chinelo de dedo por dez dias seguidos. Acordar sem despertador, conhecer novos lugares, provar novas comidas. Deixar a vida passar sem pressa e esquecer o dia da semana. Quem não ama?

Mas julho está aí e você não lembra a última vez que tirou férias de verdade?

Pois é, com a crise, muita gente tem medo de sair de férias e quando voltar, cadê o emprego que estava aqui? E não é brincadeira não!

Segundo uma pesquisa da Isma (International Stress Management Association) feita com mil profissionais no Brasil em 2015, 41% deles tinha medo de sair de férias e perder o emprego no período. Em 2014 este número era de 32%.

Com medo ou não, o fato é que todo mundo precisa de férias de vez em quando. Não estou falando em fazer aquela viagem de um mês pelo sudeste asiático ou aquele roteiro de luxo na Europa. Mas pelo menos pegar o carro e passar uns dias na praia. Todo mundo precisa desconectar e sair de rotina de vez em quando. Faz bem para o corpo, a mente e a alma.

É fácil perceber alguns sinais de que você precisa de férias com urgência. Fiz uma lista com dez deles. Se você disser sim para cinco ou mais, fale com seu chefe hoje mesmo e marque suas férias antes que você tenha um treco!

E de novo não estou brincando não. Um estudo da Universidade de Londres em 2015 mostrou que excesso de trabalho aumenta em 33% o risco de um derrame e em 13% o risco de um ataque cardíaco.

Portanto atenção à lista abaixo!

Mulher com sono desligando o despertador

1. Você apertou a tecla “soneca” do seu alarme pelo menos duas vezes esta manhã

Ok, tem gente que gosta de apertar uma vez para poder dar aquela sonequinha extra de dez minutos antes de acordar. Mas se você não consegue sair da cama pela manhã sem sofrer isso pode ser um sinal de cansaço. Ou… necessidade de férias! Uma pesquisa da Universidade da Georgia, de 2007, concluiu que pessoas que trabalham demais são mais propensas a ter dificuldade para dormir, para se manter no sono e passar mais tempo no período mais recuperador do sono.

Continua após a publicidade

2. Você está ostentando aquele bronzeado “escritório” há meses

Já não lembra a última vez que viu o sol tirando aqueles minutinhos na hora do almoço entre ir e vir do quilinho da esquina? Os médicos indicam que todo mundo deve tomar pelo 15 minutos de sol todos os dias para sintetizar a vitamina D. Que tal uma escapadinha de alguns dias na praia para tirar o bronzeado “escritório”? Porque marca de roupa de banho você nãao sabe o que é faz tempo…

3. Seu último post nas redes sociais foi há quase um ano

Indo do trabalho para a casa e de casa para o trabalho cinco vezes por semana e com todas as burocracias domésticas para resolver no sábado e no domingo, você não tem uma foto que preste para colocar nas redes sociais. Pode ser uma brincadeira, mas também um sinal de que é hora de conhecer um lugar novo e que te anime a dividir com seus amigos.

Dor nas costas: Uma rotina de caminhada pode ser eficaz em fortalecer os músculos abdominais e das costas e, assim, amenizar o problema

4. Tudo dói em você

Dor de cabeça, dor nas costas, dor de estômago… Estas dores são familiares a você recentemente? Então aí vão mais alguns números para você… De acordo com uma pesquisa da Universidade do Sul da Flórida publicada em 2011, excesso de trabalho, ambientes negativos e obstáculos que o impedem de completar suas tarefas estão todos ligados a dores em funcionários de empresas. Ainda segundo a pesquisa, os corpos das pessoas que se encontram em situações estressantes liberam substâncias químicas que desencadeiam inflamações e aumentam a sensibilidade à dor.

5. Seu cabelo não vê sal há anos

Água do mar? Seus pobres cabelos nem lembram mais o que é… a última lembrança de algo salgado neles é de uma semana atrás, quando você acabou dormindo com a cabeça do lado do pote de pipoca. Lamentável. Hora de agilizar estas férias.

6. Você está cometendo muitos erros

Depois de se arrastar para fora da cama de manhã, tomar três xícaras de café puro e ainda parar na padaria na esquina do escritório pra comprar um Red Bull antes de passar seu crachá pela catraca, você se dá conta que tem errado muito mais que o normal em suas tarefas rotineiras no escritório. Isso é um sinal de que é hora de dar um tempo para o seu cérebro descansar.

Cientistas descobriram porque os homens têm mais chances que as mulheres de desenvolver diabetes tipo 2

7. Você precisa deitar na cama para fechar o zíper da calça

De uns tempos pra cá você notou que suas roupas estão um pouco apertadas? Coincidentemente não se lembra da última vez que tirou férias… Pois bem, você sabia que o nível de cortisol no nosso sangue aumenta quando estamos muito estressados? E é justamente este hormônio que ajuda a regular a pressão sanguínea, a função cardiovascular e o uso de carboidratos, proteínas e gorduras pelo nosso corpo. Quando seus níveis estão mais elevados, nosso desejo por comidas com mais açúcar e gordura aumentam, fazendo o que…? Engordando! Academia e férias, já!

8. A última vez que você viu um por do sol foi… na TV!

Atenção! Se você não consegue se lembrar da última vez que viu (ao vivo) um por do sol diante de seus olhos, sinal de alerta! Se você está trabalhando tanto que quando se dá conta e olha pela janela do escritório já está escuro lá fora, é hora de dar um tempo. Sim, porque contar o por do sol daquele filme que você viu no Corujão anteontem como por do sol visto não vale.

9. Você não se lembra se seu passaporte ainda está válido

Faz tanto tempo que você não usa seu passaporte que nem lembra mais a data de validade. Dos vistos então… E pra piorar a situação, sua foto é tão antiga que parece de um filme dos anos 80… Hora de tirá-lo da gaveta e começar o processo de renovação para quando chegar a época das férias.

Estresse no trabalho: segundo estudo, consumir mais viamina B pode ajudar a diminuir o problema

10. Qualquer probleminha vira um problemão

Além de cansado você está extremamente irritado? Briga no trânsito, discute com o idoso que passou na frente na fila do caixa, se irrita porque seu colega de trabalho fez uma piada com seu time e tem um ataque de choro porque não tinha seu chocolate favorito no supermercado? Talvez seja seu corpo indicando que precisa de um descanso. Tente ouvir mais o que ele te diz 😉

 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade