Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petista José Genoíno é o suplente de Tiririca na Câmara?

Notícia falsa publicada por blog remete à eleição de 2010. Na disputa de 2014, quando os atuais deputados federais foram eleitos, Genoíno estava inelegível

(Reprodução/Reprodução)

O discurso do deputado federal Tiririca (PR-SP), nesta quarta-feira, no qual ele declarou que abandonaria a política e não disputaria a reeleição em 2018, gerou entre alguns o mal-entendido de que o palhaço deputado renunciaria imediatamente ao mandato. A partir do engano, começou a circular a notícia falsa de que o suplente de Tiririca, e que, portanto, assumiria seu lugar na Câmara, é o ex-deputado federal José Genoíno (PT-SP), um dos petistas abatidos no escândalo do mensalão.

O boato foi ventilado no site Notícia Brasil Online (veja acima) e, como é de costume, ganhou projeção nas redes sociais. “Agora voce [sic.] vai entender porque colocaram o Tiririca e o Lula apoiou tanto. Aquela velha história, usa-se um ignorante para se atingir os objetivos. Porque o Tiririca não contou quem era o seu suplente?”, acusa a lorota. Leia abaixo a íntegra.

PT Criativo…..

Agora voce vai entender porque colocaram o Tiririca e o Lula apoiou tanto. Aquela velha história, usa-se um ignorante para se atingir os objetivos. Porque o Tiririca não contou quem era o seu suplente?

QUEM É O PRIMEIRO SUPLENTE DE TIRIRICA?

JOSÉ GENOÍNO!

CONVENIÊNCIA !

É MUITA SAFADEZA!

DESDE QUE O PALHAÇO TIRIRICA SE INSCREVEU COMO CANDIDATO JÁ ERA SABIDA SUA CONDIÇÃO DE ANALFABETO.

PELA MAIS PURA “COINCIDÊNCIA” ELE SE CANDIDATOU (OU SERIA O CONTRÁRIO?)

NA COLIGAÇÃO ONDE ESTAVA JOSÉ GENOÍNO E OUTROS MENSALEIROS, QUE CORRIAM O RISCO DA FICHA SUJA.

ENTÃO, PROVIDENCIALMENTE, DESCOBREM

QUE O TIRIRICA É ANALFABETO.

ELE SAI, GENOÍNO ENTRA!

CRIME PERFEITO, NÃO ?

MAS O POVO QUE VOTOU NESSE MENSALEIRO GENOÍNO SAFADO MERECE MESMO O QUE HOUVER DE PIOR NA POLÍTICA, NO CONGRESSO.

NEM HAVERIA NECESSIDADE DE LEI FICHA LIMPA

SE O POVO TIVESSE VERGONHA NA CARA PARA NÃO VOTAR NESSES MELIANTES.

MAS O POVO GOSTA!

GOSTA DE SER SACANEADO E AGRADECE !

TIRIRICA NELES !

ADIVINHA QUEM É O PRIMEIRO SUPLENTE DE TIRIRICA?

JOSÉ GENOÍNO.

Na coligação para a qual Tiririca foi puxador de votos, estão candidatos envolvidos no escândalo do mensalão.

Entre eles o deputado Valdemar Costa Neto, que renunciou ao mandato para não ser cassado em 2005, sendo eleito em 2006.

E também petistas acusados no processo do mensalão, como João Paulo Cunha e José Genoino Neto.

Acorda, BRASIL!!!!!!!!!!!!!

O texto do boato remete às eleições de 2010, quando Tiririca, depois eleito, teve a elegibilidade questionada por supostamente ser analfabeto. Caso não comprovasse que sabia ler e escrever e a Justiça decidisse que ele era inelegível, o deputado seria cassado e José Genoíno, de fato, assumiria um mandato parlamentar. Isso porque, naquele ano, o PR, partido de Tiririca, estava coligado com PT, PRB, PC do B e PT do B nas eleições à Câmara e Genoíno havia sido o mais bem votado entre os candidatos não eleitos da coligação.

A ação sobre o suposto analfabetismo do deputado acabou arquivada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2013.

Na atual legislatura da Câmara, iniciada em 2015, no entanto, o petista não é suplente de Tiririca e não assumiria a cadeira dele na Câmara caso o palhaço tivesse mesmo renunciado.

É que em 2014, quando Tiririca foi eleito para seu segundo mandato na Câmara, José Genoíno sequer tinha seus direitos políticos disponíveis. Ele estava inelegível em função de sua condenação a 4 anos e 8 meses de prisão no julgamento mensalão, em 2012. Durante as últimas eleições gerais, ademais, Genoíno havia acabado de iniciar o cumprimento do restante da pena em regime domiciliar.

Mesmo que o petista tivesse condições legais de disputar a eleição à Câmara em 2014, não seria possível que ele tivesse sido eleito suplente de Tiririca. Naquele ano, ao contrário de 2010, o PR não se coligou com o PT ou qualquer outro partido na disputa proporcional. Assim, a primeira suplente da sigla é Luciana Costa, a sétima candidata mais votada do PR, que elegeu seis deputados – dois deles “puxados” pelos votos de Tiririca.

 

Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. JOSE DE CPS.

    RENUNCIA DE COMPADRIO EM PALHAÇO.

    Curtir

  2. Este país deixa qualquer pessoa doente….tenho vontade de jogar minha liberdade fora , me tornando um homicida !!!!

    Curtir

  3. Fala serio!! Um eleitorado que elege Tiririca queria o que??? E ainda pode ser pior,periga a gente dar as chaves do Planalto ao mentecapto e boquirroto Bolsonaro. Maria,faz as malas que vamos fugir prás cavernas.Tamo na roça…..

    Curtir