Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

José Genoíno não foi alvo de torta na cara em entrevista nos EUA

Boato que circula no WhatsApp distorce fato ocorrido há 15 anos. Ex-deputado foi atingido por torta em janeiro de 2003, em Porto Alegre

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-deputado federal José Genoíno é alvo de um boato que recicla um fato ocorrido há 15 anos, distorce a notícia e tem sido compartilhado no WhatsApp como se recente fosse.

Usuários do aplicativo de mensagens têm passado à frente um vídeo acompanhado de um texto segundo o qual o petista levou uma torta no rosto durante uma entrevista coletiva na Universidade de Massachusetts.

Veja abaixo a mensagem e o vídeo que circula no WhatsApp:

 (Reprodução/Reprodução)

As imagens acima mostram, de fato, José Genoíno sendo atingido no rosto por uma torta de morango com chantilly, arremessada por uma manifestante. Como já informado, contudo, o vídeo não é atual – e nem foi feito nos Estados Unidos.

O petista foi alvo da torta em janeiro de 2003, durante o Fórum Social de Porto Alegre. Uma manifestante dos autointitulados Confeiteiros Sem Fronteiras, que protestavam contra a ida do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, atirou a torta em Genoíno e gritou: “Lula não representa a gente em Davos”.

Muito comum em notícias falsas, a história de que “abafaram, censuraram e esconderam” o fato também é mentira. O episódio da torta no rosto de José Genoíno foi, obviamente, divulgado pela imprensa à época. Em VEJA, a frase dita pela atiradora de tortas ganhou destaque, inclusive, na sessão Veja Essa, que reúne as declarações mais marcantes da semana (veja abaixo).

 (Reprodução/VEJA)

 

Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s