Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Maquiavel Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por José Benedito da Silva
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Adriana Ferraz. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O crescimento da audiência de Ciro após a parceria com João Santana

Desde que o marqueteiro ex-guru de campanhas petistas assumiu marketing do pedetista, média de visualizações de seus vídeos subiu 66% no Twitter

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 ago 2021, 14h12

Além de um fato político de inegável peso, a contratação do jornalista e publicitário João Santana para tocar o marketing político do presidenciável do PDT, Ciro Gomes, já dá resultados palpáveis ao ex-ministro. Guru das campanhas vitoriosas de Lula (2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014) à Presidência, o marqueteiro e sua estratégia de comunicação contribuíram para aumentar em 66% a média de visualizações dos vídeos no perfil de Ciro no Twitter desde que fechou seu acordo com o PDT, em 22 de abril, conforme levantamento da reportagem.

Antes de Santana ser contratado, os últimos onze vídeos produzidos pela equipe de Ciro Gomes, publicados na rede social em um intervalo de quinze dias, haviam atingido em média 59.000 visualizações. Sob o publicitário, a frequência dos vídeos segue praticamente a mesma (foram noventa em 123 dias), mas a audiência média explodiu: 98.000 visualizações. Até esta sexta-feira, 27, as peças produzidas com a famosa e consagrada estética “santaniana” haviam alcançado 8,8 milhões de visualizações no Twitter.

Em uma estratégia definida entre Ciro, Santana e cabeças do PDT, como o presidente da sigla, Carlos Lupi, o presidenciável tem alternado críticas aos dois principais candidatos ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro e Lula – desde a volta do petista ao tabuleiro de 2022 e o afunilamento à esquerda, o ex-ministro tem feito um movimento ao centro.

Seus maiores hits até o momento são os vídeos curtos em que ele chama Bolsonaro de “traidor” (1,1 milhão de visualizações) — veja o vídeo abaixo –, defende a separação entre Igreja e Estado e fala em “superação” e “solidariedade” como aspectos da “mensagem cristã” (557.500 visualizações), diz “uma verdade sobre Lula” e os privilégios aos mais ricos em seus governos (517.600 visualizações) e, no mesmo tema, em defesa da taxação de grandes fortunas, afirma que “a máscara de Lula caiu” (426.400 visualizações).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.