Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Felipe Moura Brasil

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".

Milton Leite, o narrador que a Globo “procura”?

Por Felipe Moura Brasil Atualizado em 31 jul 2020, 03h37 - Publicado em 23 jun 2014, 16h34

Milton Leite SporTVNa Folha: “Não foi nessa Copa do Mundo que a Globo descobriu um novo astro da narração esportiva. A estreia do repórter Alex Escobar na função vem sendo alvo de muitas críticas internas e externas na emissora.”

Eu não vi a estreia de Escobar, mas afirmo: a narração esportiva tem um único astro hoje na TV brasileira. Chama-se Milton Leite. A começar porque narra o jogo. O espectador sabe com quem está a bola, não importa o quão complicado seja o nome do jogador. Leite não foge à narração das equipes estrangeiras com bate-papos paralelos sobre irrelevâncias. Não é o único assim, é verdade. Há outros narradores competentes, que também se esforçam para conhecer os jogadores e descrever ao público o que acontece em campo, transmitindo a emoção do jogo naturalmente, sem apelar a demagogias baratas. Uns melhores, outros piores, de acordo com o nível de compreensão do esporte e a capacidade de preencher seus vazios. Mas nunca serão Milton Leite. Questão de personalidade, para além de qualquer técnica específica.

miltonleite2Nele se soma a irreverência para a qual encontrou a medida certa neste ofício. Não basta dizer bordões para ter uma marca forte, nem mesmo que sejam engraçados para que se seja também; e há uma grande diferença entre ter senso de humor e ser uma ‘persona’ divertida. Há profissionais alegres, que sabem rir das graças inerentes ao contexto futebolístico. E há o piadista espontâneo, que confere graça a qualquer situação, tornando interessantes até os jogos ruins. Entre os narradores exibicionistas – que irritam por querer aparecer mais que o jogo – e os maquinais – que entediam pelo estilo burocrático -, Milton Leite despontou como uma alternativa capaz de narrar com criatividade e entreter sem apelos, transitando com absoluta desenvoltura entre a seriedade da disputa esportiva e o ridículo desta guerra forjada, ciente de que este trânsito é a essência mesma do encanto do futebol. Essência, aliás, tão bem explorada nas décadas de 1980/90 pela equipe do verdadeiro Garotinho José Carlos Araújo na Rádio Globo – e que o diga o Gilsão.

Por que a TV Globo, hoje, ainda procura o que tem ali prontinho no SporTV, eu não sei e nem me importa. Mas (“Olha a batiiiida!”) Copa do Mundo sem “Que beleeeeza!” e “Que faaaase!” seria apenas um torneio desfalcado do astro que melhor a entende.

Felipe Moura Brasil – https://www.veja.com/felipemourabrasil

Continua após a publicidade

Siga no Facebook e no Twitter.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=cy_pNeYlxdo?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=620&h=349%5D

Mais Milton Leite no YouTube – AQUI.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.