Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Dúvidas Universais Por Duda Teixeira Os fatos internacionais que desafiam a lógica e o bom-senso explicados de maneira clara e atraente. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Se o grego correu 40 km, por que a maratona tem 42 km?

  As maratonas possuem sempre 42,195 quilômetros de distância, nem mais nem menos. A prova é feita em homenagem ao mensageiro grego Fidípides (Pheidippides em alguns lugares). Em 490 a.C., ele teria corrido da planície de Maratona até Atenas para avisar que o Exército persa tinha sido derrotado pelos soldados gregos. Mas Fidípedes percorreu 40 […]

Por Duda Teixeira Atualizado em 30 jul 2020, 22h03 - Publicado em 21 ago 2016, 07h16
Corredores se preparam para a largada da maratona de Londres no Castelo de Windsor, em 1908, durante as olimpíadas (Getty Images)

Corredores se preparam para a largada da maratona de Londres no Castelo de Windsor, em 1908, durante as olimpíadas (Getty Images)

 

Continua após a publicidade

As maratonas possuem sempre 42,195 quilômetros de distância, nem mais nem menos. A prova é feita em homenagem ao mensageiro grego Fidípides (Pheidippides em alguns lugares). Em 490 a.C., ele teria corrido da planície de Maratona até Atenas para avisar que o Exército persa tinha sido derrotado pelos soldados gregos. Mas Fidípedes percorreu 40 quilômetros.

Como explicar essa diferença de distância?

Nos jogos olímpicos da Antiguidade, não existia a prova da maratona. O normal era que os atletas dessem sete, doze ou vinte voltas no estádio, que geralmente tinha 200 metros de pista.

A maratona que conhecemos hoje foi uma invenção do Barão de Coubertin, que acatou a sugestão de um amigo, o linguista Michel Bréal. Foi então que o périplo de Fidípedes, um evento marginal que nem sequer foi registrado pelo historiador Heródoto, tornou-se famoso mundialmente.

Em 1896, treze corredores gregos e quatro estrangeiros foram levados até a planície de Maratona em carroças. De noite, beberam muito vinho. No dia seguinte, pela manhã, tomaram duas cervejas cada e beberam leite. Então, largaram até o estádio Panatenaico, em Atenas. Foram acompanhados por homens de bicicleta e por soldados a cavalo.

“Os primeiros praticantes da maratona introduziram um tipo diferente de movimento. Em uma época em que os corredores competitivos raramente passavam de 5 milhas (8 quilômetros), e em um tempo em que o conhecimento do corpo humano era primitivo, eles foram pioneiros da resistência”, escreveu o jornalista David Davis, no livro Showdown at Shepherd´s Bush (St. Martin´s Press). Os corredores eram vistos como super humanos, loucos ou ambos. Os sapatos eram tão finos que meras faixas de couro separavam seus pés sangrentos das superfícies irregulares de pedra, escreve Davis.

 

Continua após a publicidade

OUTRAS DÚVIDAS UNIVERSAIS

Por que só dá Barcelona e Real Madrid no Oriente Médio?

O que tem na aula de educação física do Estado Islâmico?

Quem foi a Maria Juana que inventou a marijuana?

Quer ser avisado sobre os próximos posts? Siga o blog no Twitter @DudaTeixeira e no Facebook Duda Teixeira – Dúvidas Universais.

 

Continua após a publicidade

Em 1908, nas Olimpíadas de Londres, encarregou-se Andrew Jackson, um funcionário público, para traçar o percurso da maratona. Ele deveria evitar as avenidas mais movimentadas da cidade e terminar o percurso no estádio White City, que estava sendo construído para esse fim. No total, o percurso deveria dar 40 quilômetros.

Mas Jackson teve a ideia de colocar a largada do Castelo de Windsor, a casa oficial da família real britânica desde William, o Conquistador, no século XI. Para o secretário, o importante era o valor simbólico. Após conseguir a permissão do Rei Eduardo VII, a competição foi marcada. Ao conferir a distância com uma roda de medição e um pedômetro, ele chegou aos tais 42,195 quilômetros.

Depois da I Guerra, as olimpíadas voltaram a ser realizadas em Antuérpia, na Bélgica. O percurso foi ainda maior: 42,750 quilômetros. Em 1921, para evitar variações ainda maiores, padronizou-se “a distância de Londres”: 42,195 quilômetros.

Continua após a publicidade
Publicidade