Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O jeca metido a novo rico aplica o conto da saúde para financiar a gastança federal

“Eu acho que não está longe da gente atingir a perfeição no tratamento de saúde deste país”, disse o presidente Lula em 19 de abril de 2006, ao inaugurar com outro comício o serviço de emergência de um hospital em Porto Alegre. Menos de quatro anos bastaram para que o sistema ficasse tão perfeito que […]

“Eu acho que não está longe da gente atingir a perfeição no tratamento de saúde deste país”, disse o presidente Lula em 19 de abril de 2006, ao inaugurar com outro comício o serviço de emergência de um hospital em Porto Alegre. Menos de quatro anos bastaram para que o sistema ficasse tão perfeito que merecia ser exportado para os Estados Unidos. “Na próxima vez que eu estiver com ele, vou dizer: Obama, faça um SUS”, gabou-se em novembro de 2009 o fundador do Brasil Maravilha.

Na discurseira para os 2.500 participantes do Congresso Brasileiro de Saúde Pública reunidos em Olinda, Lula explicou que o Sistema Único de Saúde resolveria boa parte dos problemas enfrentados por Barack Obama. “Ah, se tivesse um SUS nos Estados Unidos, como seria bom para os 50 milhões de pobres que não têm direito a nada”, disse o presidente à plateia estupefata com o antimilagre da multiplicação dos miseráveis em inglês. Cinquenta milhões. Nem mais, nem menos.

No país que Lula inventou sobra dinheiro, recitou Dilma Rousseff do começo ao fim da campanha eleitoral. A pobreza foi promovida a classe média, há crédito até para bebês de colo, falta espaço nos cofres do Banco Central para o estoque de dólares e o Brasil, que devia a meio mundo, virou credor internacional. Depois de socorrer o FMI com um empréstimo de bom tamanho, e de perdoar as dívidas de ditaduras africanas amigas, o governo federal segue financiando a construção de hidrelétricas, estradas e metrôs nos países da vizinhança, impede a falência de Cuba e reconstroi o Haiti. Fora o resto.

Se o sistema de saúde é de matar de inveja presidente americano, se a potência emergente sul-americano nada em dinheiro, como entender a ideia de ressuscitar a CPMF? Os motivos são dois. Primeiro: Lula faz questão de vingar-se dos senadores que, ao extinguirem o imposto do cheque, enterraram o sonho do terceiro mandato. Segundo: o governo planeja, como sempre, desviar do destino original os R$ 40 bilhões a mais para reduzir o rombo aberto pela gastança de jeca metido a novo rico.

Em vez de enxugar o mamute estatal, estancar a sangria da corrupção institucionalizada, desativar  ministérios inúteis ─ em vez de criar juízo, enfim, o bando de perdulários patológicos tenta aplicar o conto da saúde para avançar de novo sobre o bolso de quem trabalha. Os governadores e parlamentares eleitos pelo PSDB assumiram publicamente o compromisso de impedir a criação de mais impostos e lutar pela imediata diminuição da carga tributária colossal. Já esqueceram a promessa.

Quem não combater  abertamente a exumação da CPMF merece ser enquadrado por estelionato político e convidado a transferir-se para a base alugada pelos milhões de brasileiros exaustos de partidos que não querem ou não sabem opor-se ao governo federal.  Depois de 31 de outubro, já não há lugar para oposicionistas de araque.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Gatusso

    Caro Augusto, Deus te abençoe (e a todos nos) com perfeita saúde. Forte abraço!

    Curtir

  2. Comentado por:

    Kátia Bahia Bacana de Oliveira

    Eu penso que a CPMF deveria ser cobrada apenas dos eleitores da Exma. doida (dona doida era antes dela ser eleita). O sigilo do voto seria quebrado para que os eleitores da criatura, certamente felizes com nascimento do imposto, fossem premiados com a obrigação de pagá-lo. Existe forma melhor de reafirmar e reconfirmar o voto que deram?

    Curtir

  3. Comentado por:

    João, do Sul

    Eu quero que este cachaceiro vá curar apenas uma unha encravada em um hospital público como cidadão comum para ver se ainda continua a vomitar asnices (com perdão dos asnos – aqueles de quatro patas e não aqueles de duas e que estão, no entanto, com os quatro membros postados no chão).

    Curtir

  4. Comentado por:

    Lílian

    Para: Abreu – 09/11/2010 às 0:32
    Eu sempre leio os seus comentários!
    É um elogio: você é um Lord.
    Abraços!

    Curtir

  5. Comentado por:

    bereta

    Fomos violentados durante aos com aquela voz roufenha, aquelas piadas cínicas, aqueles autoelogios infindáveis….. e o povo gostou! Povo é povo hoje e sempre. Amamos demagogos. Não há o que reclamar. Alguém já disse que sorvemos em grandes goles uma mentira que nos agrada e bebemos gota a gota uma verdade que nos alerta. Somos avessos a sacrifícios. Queremos tudo mastigado, engolido e metabolizado. Somos os reis da preguiça mental. Reclamar por quê? Perdemos a capacidade de indignação e reação até quando achincalham nossa mãe. E os espertalhões conhecem a alma do povo. Eita povinho desclassificado! Só sabe ficar como passarinho no ninho, de bico aberto esperando pela comida. Mas pelo menos passarinho cresce e abandona o ninho e para de encher o saco dos pais. Vai se virar. Brasileiro só se vira quando é para procurar o jeitinho de facilitar …. chega a andar quilômetros só para falar com algum figurão, ainda que fique a mercê desses tipos. Quase sempre são políticos…..Somos tão imbecis que acreditamos que na CPMF o dinheiro só sairá das contas de quem é cliente de bancos. Nada mais fácil que conduzir boiada mansa. Não estoura nunca!

    Curtir

  6. Comentado por:

    Zeli

    Augusto, adorei o novo nome” “Jeca metido a novo rico!” Maravilha! Você acertou a mão!
    Bem…com toda a gastança, precisam achar de onde DESVIAR MAIS DINHEIRO!

    Curtir

  7. Comentado por:

    Eni Maria Martin de Carvalho

    Ah, uma pena que a TV Globo, de quem os petistas falam tanto mal, só começou a mostrar agora (Bom Dia Brasil), o estado em que se encontra a saúde o Brasil. No Amazonas, onde o PT ganhou com tanta folga, a malária impera e a saúde é uma verdadeira catástrofe.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Prof Helena

    O povo americano está indignado com a incompetência de Obama e morrendo de inveja do povo brasileiro ter um presidente tão competente como Lula. Americanosssss, a gente empresta, podem levar…. só tem uma condição: Não precisa devolver…

    Curtir

  9. Comentado por:

    Renata

    Pois é, se com o Lula o país está assim, imagine quando a nova presidente tomar posse! Pelo que já foi declarado pela mesma, a educação está muito bem encaminhada…e como sabemos que isso não é verdade, eu me pergunto: o que será do nosso país?

    Curtir

  10. Comentado por:

    Paulo Bento Bandarra

    Pois é, eu estava ouvindo a voz do Brasil há pouco e eles falavam da fábrica de medicamentos em Moçambique que Lula foi lá para inaugurar a pedra fundamental. Dinheiro do Mistério da Saúde do Brasil investido para a saúde do país africano, como se aqui estivesse sobrando. Que sobra, sobra! Veja quanto projeto eleitoreiro o Governo Lula vinha criando nos dois últimos anos para emplacar Dilma como nova presidente. Se criarem a CPMF o destino será o mesmo e a grita do governo será aumentar a alíquota!

    Curtir