Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
A Origem dos Bytes Por Filipe Vilicic Crônicas do mundo tecnológico e ultraconectado de hoje. Por Filipe Vilicic, autor de 'O Clube dos Youtubers' e de 'O Clique de 1 Bilhão de Dólares'.

Exclusivo: a nova estratégia do YouTube para reforçar a imagem do site

Hoje, o YouTube lança um novo projeto, em festa a ocorrer à noite em São Paulo. Este blog teve acesso exclusivo a detalhes dessa iniciativa, nomeada de Insights. Trata-se de uma forma de se apoiar nos valiosos dados gerados pela plataforma e, principalmente, na força cada vez maior dos youtubers (termo que designa as celebridades […]

Por Filipe Vilicic Atualizado em 30 jul 2020, 22h33 - Publicado em 8 jun 2016, 18h46

Hoje, o YouTube lança um novo projeto, em festa a ocorrer à noite em São Paulo. Este blog teve acesso exclusivo a detalhes dessa iniciativa, nomeada de Insights.

Trata-se de uma forma de se apoiar nos valiosos dados gerados pela plataforma e, principalmente, na força cada vez maior dos youtubers (termo que designa as celebridades que surgem nesse meio) para atrair anunciantes. Em outras palavras: o mundo começou a notar que o site de vídeos, de propriedade do Google, tem deixado de lado seu velho estereótipo de plataforma de gravações amadoras para se tornar palco de uma sorte variada do que se nomeia de canais, de toada muito mais profissional, e bem de nicho (mas “nichos” que atraem milhões de pessoas; vide o sucesso das esquetes de comédia do Porta dos Fundos, ou das dicas de Maddu Magalhães de como criar decorações para casa). E o Google também passou a experimentar maneiras cada vez mais produtivas de aproveitar (em especial, financeiramente) a nova fase do site, nascida dessa reformulação de imagem.

Esta primeira etapa do Insights focará em quatro interesses julgados como relevantes para construir a marca do YouTube: música, cozinha, games e beleza. Por que essa seleção? Simples, são categorias com maior potencial de atrair anunciantes para o que se chama de Google Preferred, os 5% dos canais mais populares do site.

livro-youtube

O amálgama do digital com o físico: o YouTube lançará um livro hoje

Há dois fatores inusitados, ainda mais para uma empresa digital. O maior deles: o projeto será apresentado a quem for no evento por meio de um livro (de edição limitada, então, fãs de youtubers, nem adianta suar a camisa para ter um; contudo, o conteúdo pode ser acessado em thinkwithgoogle.com.br). Mais um indício de como o físico, o palpável, o impresso, perdura e mostra que tem seu lugar na era do digital, do fugaz, do virtual. Afinal, é o Google mostrando como os dois podem conviver. E como uma companhia puramente digital vê vantagens nessa combinação.

Continua após a publicidade

A outra curiosidade: no evento, será montado um ringue no qual youtubers “batalharão” (com palavras, claro), promovendo os nichos em que atuam. Ideia criativa? Indo além, acrescento: traduz bem como funciona o ferrenho mundo das celebridades digitais, sempre no combate por mais cliques, por seguidores…

Acrescentou Susana Ayarza, diretora de marketing responsável pelo projeto, em citação tirada do release a ser divulgado mais tarde pelo Google: “Um dos nossos focos foi derrubar mitos e estereótipos. Por exemplo, todo mundo acha que games são coisas de menino e de adolescente. Mas, no YouTube, entre os consumidores de games, 62% tem entre 18 e 34 anos, 22% tem entre 35 e 54, e um a cada quatro é mulher.”

Dados que, como disse lá acima, ainda ajudam a derrubar preconceitos que se tem sobre o próprio YouTube, não mais só um espaço de “vídeos de gatos fazendo asneiras”, e que podem brilhar aos olhos de anunciantes – o ouro do site.

Para acompanhar este blog, siga-me no Twitter, em @FilipeVilicic, e no Facebook.

Leia também: Whindersson, JouJout e Ana Maria Brogui serão os novos protagonistas de campanha do YouTube 

Continua após a publicidade

Publicidade