Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
VEJA 55 ANOS

Na pista, os Fittipaldi

Os nomes mais importantes do automobilismo latino-americano foram capa de VEJA em 3 de fevereiro de 1971. Cinquenta e três anos depois, a Fórmula 1 se despede do mais velho dos irmãos: Wilson Fittipaldi Júnior, que encabeçou, junto com Emerson, a primeira e única equipe brasileira, conhecida como Fittipaldi-Copersucar

Por Natália Hinoue 29 fev 2024, 14h00
Continua após publicidade

TBT 3 DE FEVEREIRO DE 1971 | “Na pista, os Fittipaldi: os velozes irmãos da equipe da folha dourada”. Assim iniciava a reportagem de capa de VEJA que, ao longo de seis páginas, contava detalhes da trajetória de Emerson e Wilsinho.

“Os dois irmãos tinham cinco e oito anos e queriam ganhar a corrida de bicicleta patrocinada por uma emissora e disputada em frente ao maior estádio da cidade. “Coisa de gente grande”, diziam os meninos. E passaram o dia engraxando as suas bicicletas e a mãe preocupada imaginando como ficariam tristes se perdessem. Mas os meninos, cada um em sua categoria, ganharam. Eles sabiam correr”, dizia o texto.

“São os nomes mais importantes do automobilismo latino-americano, e é possível que de suas carreiras dependa o futuro do esporte no Brasil”, revelava a reportagem com fotografias exclusivas da infância dos pilotos.

Hoje, cinquenta e três anos depois, o país e o automobilismo sentem a perda do mais velho dos irmãos. Wilson Fittipaldi Jr. morreu na última sexta-feira, 23, em São Paulo. Ele estava internado depois de ter sofrido uma parada cardíaca no Natal do ano passado, mesmo dia em que completou 80 anos. “Durante o jantar, ele engasgou com um pedaço de carne e sofreu falta de oxigênio, seguido de parada cardíaca”, relatou sua esposa na época.

Continua após a publicidade

Foram 38 Grandes Prêmios de Fórmula 1 na década de 1970. Junto com o irmão, montou a primeira e única equipe brasileira de Fórmula 1 em 1974, conhecida como Fittipaldi-Copersucar, que competiu de 1975 a 1982, com Emerson no volante e Wilsinho na gestão.

Wilson Fittipaldi Jr. deixa a esposa Rita e o filho Christian Fittipaldi, que também teve passagem pela F1.

Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.