Filhos e carreira: um dilema da maternidade
Há mais de 20 anos, VEJA destacava em sua capa um problema ainda comum entre as mulheres que desejam ser mães: como conciliar a correria da vida corporativa com a atenção a família
TBT 12 DE FEVEREIRO DE 2003 | “Um dilema atormenta as mulheres: o que pôr em primeiro lugar, o desejo de ser mãe ou a ambição de vencer na vida profissional.”
Há mais de 20 anos, VEJA destacava em sua capa uma questão entre muitas mulheres que ficam divididas entre a independência do mundo corporativo e a constituição de família.
“O horário de trabalho é puxado, o nível de exigência é alto, mas o salário vale o esforço e são boas as chances de fazer carreira. Só falta enfrentar o último desafio: como encaixar um bebê chorão nesse belo esquema profissional. O modo certo de balancear trabalho e vida familiar é a questão que atormenta as mulheres desde que elas começaram a disputar bons empregos”, iniciava a reportagem.
O texto de 2003 aborda diferenças entre homens e mulheres presentes no mundo corporativo. “Ter um filho pode significar para a mulher uma redução nas possibilidades de ascensão no emprego. O maior temor das chefias em relação às mulheres grávidas é a perda de foco, considerada uma das três qualidades imprescindíveis para uma carreira de sucesso, de acordo com os headhunters, seguida de autoconfiança e persistência”, continuava.
VEJA consultou 100 das 500 maiores empresas do Brasil e praticamente todas (97%) têm mulheres em algum tipo de cargo de chefia. No entanto, metade delas não tem filhos.
“A pressão sobre as mulheres que pensam em ter filhos não é distribuída com igualdade por toda a cadeia hierárquica. Quem detém maior responsabilidade sofre mais. Os especialistas dizem que em posições mais subalternas as mulheres não se sentem tão culpadas por largar o emprego”, dizia a reportagem, que contava com dicas de como conciliar crianças e trabalho, e depoimentos de ‘mães-chefes’.
Nesta semana do Dia das Mães, VEJA gostaria de ressaltar a importância da igualdade de direitos e de parabenizar e agradecer a todas as mulheres!
Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.