Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
VEJA 55 ANOS

Caso Marielle: o crime contra uma voz

Em 21 de março de 2018, VEJA destacava em sua capa um crime político que chocou o Brasil: o assassinato da vereadora Marielle Franco. Seis anos depois, o caso ganhou um novo capítulo, que se espera ser definitivo, com o julgamento dos réus Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz

Por Natália Hinoue Atualizado em 31 out 2024, 11h34 - Publicado em 31 out 2024, 11h30
Continua após publicidade

TBT 21 DE MARÇO DE 2018 | “O crime contra uma voz: a vereadora Marielle Franco, de 38 anos, é a primeira vítima política da barbárie do Rio de Janeiro. Ela foi executada, com quatro tiros na cabeça, e deixou uma indagação: a quem interessava seu assassinato?”

Assim iniciava a reportagem de capa de VEJA que abordava o crime político que assombra o Brasil até hoje.

“Voz vibrante a favor das mulheres, dos negros, dos homossexuais e dos favelados, tinha intensa atuação dentro e fora da Câmara. A morte brutal a agigantou, ao adicionar um componente político ao inaceitável caldeirão de violência que engolfa o Rio: os disparos abateram uma pessoa eleita pelos cariocas para representá-los”, iniciava o texto.

“A morte da vereadora foi um ato planejado. Mas por que, afinal, Marielle foi executada a tiros? Quem tinha interesse em sua morte?”. Essas são perguntas que ecoam no país há pelo menos seis anos. Hoje, o caso Marielle ganhou um novo capítulo que se espera, finalmente, ser definitivo.

Continua após a publicidade

Nesta quarta-feira, 30, os réus confessos do assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes, os ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, foram a júri popular. A sessão aguardada há tanto tempo tem como objetivo definir o tamanho da pena.

Os dois respondem pelo duplo homicídio triplamente qualificado — por motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima — contra Marielle e Anderson Gomes, seu motorista no dia da execução, além da tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, igualmente qualificada de forma tripla. Com isso, a acusação deve pedir 84 anos de prisão para a dupla.

Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.