Lula: ‘Prova de minha honestidade é que não depositei na Suíça’

O ex-presidente afirmou que fará uma caravana pela Região Nordeste para fortalecer sua candidatura às eleições presidenciais de 2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira que a ausência de contas no exterior em seu nome deveria ser levada em conta como prova de sua inocência. O petista afirmou que o juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, sofreu pressões de “setores da imprensa” e de “mentiras” ao condená-lo a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá. “A única prova que tem naquele processo é a da minha inocência”, declarou.

As declarações de Lula foram dadas em entrevista à rádio Som Maior, de Criciúma. Questionado sobre como justificaria aos seus eleitores a quantia de 9 milhões de reais que mantinha em duas contas de previdência privada, o ex-presidente afirmou que não tinha que dar satisfações a ninguém.

“Eu não tenho que explicar nada. Primeiro porque tenho 76 palestras feitas no exterior. O dinheiro entre pelo Banco Central quando foi pago no exterior. Está depositado no Banco do Brasil. Não tem conta na Suíça. A certeza da minha honestidade é que não depositei dinheiro na Suíça, eu depositei no Branco do Brasil, na previdência privada para me garantir. Quando você está com mais de 70 anos, você tenta garantir a sobrevida da sua família”, afirmou Lula.

Ele disse que Moro ainda lhe deve explicações sobre o bloqueio de bens. “Por que ele bloqueou um dinheiro que está na previdência privada?”. Lula afirmou que esperava ser absolvido no processo do tríplex e receber um pedido de desculpas de Moro “Mas a ordem é condenar o Lula. Ele não tinha como se explicar à Rede Globo de Televisão se não me condenasse.”

Caravana

O ex-presidente disse que voltaria a dar palestras se não estivesse envolvido nesse “imbróglio todo”. Para fortalecer a sua pré-candidatura à Presidência da República, no entanto, Lula anunciou uma caravana pelo Nordeste. Segundo o petista, a viagem terá início no dia 17 de agosto, na Bahia, e se encerrará 21 dias depois, no Maranhão. Ele afirmou que fará todo o trajeto por terra e manifestou o desejo de repetir a ideia nas outras regiões do país.

“Vamos fazer campanha, sendo candidato ou não. Nós vamos andar pelo Brasil”, declarou Lula, que atribuiu a condenação na Lava Jato a uma tentativa de barrar seu plano de retornar ao Palácio do Planalto. “Se querem evitar que eu seja candidato, essa não é a melhor forma. A melhor forma é tentar arrumar um candidato bom nos outros partidos políticos para ganhar as eleições.”

Lula também disse não temer o desgaste sofrido pelo PT por conta dos escândalos de corrupção. “Fico pensando qual partido resistiria ao massacre que o PT tem sofrido. É como as forças americanas bombardeando o Vietnã. São quinhentos milhões de toneladas de bombas contra o PT. E qual o problema? O Vietnã venceu.”

Confira a íntegra da entrevista concedida por Lula:

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    😮 Brincadeira Tem HoRaH,maNO 😮

    Curtir

  2. Artur Britto

    Até parece que o Luladrão só tem 9 milhões de reais de fortuna, tem muito mais escondido, que logo será descoberto. Disse que o dinheiro veio de palestras, cadê que tem algum vídeo ou foto delas?

    Curtir

  3. Sebastião Rebeque

    É por isso que não encontro mais óleo de peroba pra comprar!

    Curtir

  4. Adilson Missias

    Legal…vamos construir uma igreja e colocar este cidadão num pedestal…..um grande cara de pau….

    Curtir

  5. Paulo Roberto Correa Lima

    VOCÊ LULLA É E SEMPRE FOI UMA FRAUDE.

    Curtir

  6. Sergio Campos

    O lulopetismo acaba de determimar: o único ato que define um crime é ter grana na Suíça.

    Curtir

  7. ALAOR BATISTA PINTO

    É óbvio que ele não abriu conta na Suíça, sendo presidente da república ele poderia ter aberto em lugares muito mais seguros e que não cooperam com investigações Como Arabia Saudita, kuwait ou Russia. Deve haver muito dinheiro no exterior que nunca vamos descobrir. Até agora não foi investigado as compras internacionais da Petrobras, mais de 500 bilhões de dólares. Alguém acha que eles não cobraram propina nessas compras?

    Curtir

  8. José Carlos Alves Correia

    O Brasil precisa eliminar políticos demagogos, sensacionalistas e irresponsáveis; quanto mais corruptos e coniventes com o crime. desejo para o bem do Brasil que o Lula seja eliminado de vez do cenário público/ político. O Brasil é um gigante e vai vencer essas raposas.

    Curtir

  9. Carlos Roberto Batista

    Ladrão safado …toma vergonha nessa cara de pau seu vagabundo…

    Curtir

  10. Romulo Penha

    Quem ja ouviu a palavra e quem sabe o que quer dizer laranja? Ele não sabe tadinho, acredito, ele nunca sabia de nada mesmo. Cara de pau.

    Curtir