Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU esgotou opções para Coreia do Norte, diz embaixadora

Nikki Haley, embaixadora dos EUA para a Organização das Nações Unidas, afirmou que o assunto pode ser entregue para o Pentágono

A embaixadora dos Estados Unidos para a Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Hayley, afirmou neste domingo que as ameaças de “fogo e fúria” do presidente americano, Donald Trump, sobre a Coreia do Norte não eram palavras vazias.

Segundo ela, o Conselho de Segurança da ONU “praticamente esgotou” todas as opções diplomáticas para a Coreia do Norte. “Estou prontamente feliz em dar esta tarefa para o secretário de Defesa, James Mattis, que tem um leque de opções militares para a questão”, afirmou Hayley, ao “State of the Union”, da emissora americana CNN.

“Se os EUA esgotarem as opções diplomáticas, o Exército cuidará da questão. Queríamos ser responsáveis e tentar todas as alternativas para ganhar a atenção deles [Coreia do Norte]”, declarou.”Mas, se a Coreia do Norte continuar com esse comportamento imprudente, se os Estados Unidos tiverem que se defender ou defender seus aliados de qualquer maneira, a Coreia do Norte será destruída. E todos sabemos disso. E nenhum de nós quer isso. Nenhum de nós quer guerra”, disse.

Em entrevista para a rede americana CBA, Rex Tillerson, secretário de Estado dos Estados Unidos, mostrou que o discurso do governo está alinhado ao da ONU e afirmou que, se esforços diplomáticos contra a Coreia do Norte não funcionarem, a opção militar será a única a ter sobrado.

“Que fique claro, buscamos uma solução pacífica para a questão, mas eles [Coreia do Norte] não estão captando a mensagem”.

Segundo o secretário, as sanções contra o regime de Pyongyang têm o objetivo de levar os países a um “diálogo construtivo e produtivo”.

Força militar coreana

Em um momento em que os líderes mundiais se dirigem para a sede das Nações Unidas em Nova York para a reunião anual da Assembleia Geral nesta semana, os comentários de Haley indicam que os Estados Unidos não estão recuando da ameaça de ação militar contra a Coreia do Norte.

A Coreia do Norte lançou um míssil sobre o Japão no Oceano Pacífico na quinta-feira, desafiando as novas sanções do Conselho de Segurança da ONU, que proibiram as exportações de têxteis e limitaram as importações de petróleo bruto.

A China pediu aos EUA que se abstenham de ameaçar a Coreia do Norte. Pyongyang tem lançado dezenas de mísseis à medida que acelera um programa de armas projetado para fornecer a capacidade de atingir os Estados Unidos com um poderoso míssil nuclear.

A Coreia do Norte disse no sábado que pretende atingir um “equilíbrio” de força militar com os Estados Unidos.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Célio Azevedo

    Força pra cima deles, Trump!

    Curtir

  2. Coloquem os soldados sem cérebro e os chefes de estados dos dois lados em campo aberto e assim que se matarem acabou a guerra. Grupos frutos de lavagem cerebral como exército, religiosos, seitas e revolucionários só trazem desgraça e genocídio. Eles que se mate sozinhos, será uma limpeza.

    Curtir

  3. Coloquem os soldados sem cérebro e os chefes de estados dos dois lados em campo aberto e assim que se matarem acabou a guerra. Grupos frutos de lavagem cerebral como exército, religiosos, seitas e revolucionários só trazem desgraça e genocídio. Eles que se mate sozinhos, será uma limpeza. Coloquem os soldados sem cérebro e os chefes de estados dos dois lados em campo aberto e assim que se matarem acabou a guerra. Grupos frutos de lavagem cerebral como exército, religiosos, seitas e revolucionários só trazem desgraça e genocídio. Eles que se mate sozinhos, será uma limpeza.

    Curtir

  4. Antônio de Oliveira Marques

    Burro! Promessa de resposta a agressão não é ameaça.
    A responsável por todos os desdobramentos de perigo crescente praticados pelo tirano norte-coreano é a ditadura comunista da China, que arma, financia e manobra seu peão vermelho à distância, para provocar uma guerra nuclear com o Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos.
    Comunista é um câncer na Humanidade, sempre venenoso, miserável e ameaçador.

    Curtir

  5. “ESSE GALEGO DO DONAD TRAMP É PÉ EMBAIXO! FIDU GANSO!

    Curtir

  6. Antônio de Oliveira Marques : Sábias palavras ! A China, de um lado quietinha, dando carta branca pra Coréia do Norte fazer suas louc’uras. E, em caso de invasão americana, TENHO CERTEZA, que a China vai encontrar uma desc’ulpa pra ficar do lado dos comunistas coreanos, chamar a Rússia junto, e começar uma guerra sem precendentes. China + Rússia têm capacidade de destruir toda a região japonesa + Leste europeu + Alasca + Costa Oeste dos EUA facilmente.

    Curtir

  7. Aí…. vai acontecer coisa parecida naquele seriado de TV AMERIKA, no final dos anos 80. Os Russos (antes na série era a URRS), tomam os EUA e fazem todos de escravos em campos de concentração.

    Curtir