15/06/2013
às 9:00 \ Palavra da semanaEram os vândalos… vândalos?
O “ato ou efeito de produzir estrago ou destruição de monumentos ou quaisquer bens públicos ou particulares, de atacar coisas belas ou valiosas, com o propósito de arruiná-las” (Houaiss) deve seu nome aos vândalos, povo germânico que no século V invadiu a Península Ibérica, fundou um reino no Norte da África e, em 455, saqueou Roma.
Vandalus era como um vândalo era chamado em latim, palavra enraizada no germânico Wandal, “nômade, errante”. Mas seriam os vândalos realmente… vândalos? Há controvérsia, mas a “Enciclopédia Britânica” afirma que “não parece haver na história da captura de Roma pelos vândalos nenhuma justificativa para a acusação de destruição caprichosa e gratuita de prédios públicos que está implicada na palavra vandalismo”.
Resta saber por que, se não se dedicavam à destruição de “coisas belas ou valiosas”, os vândalos teriam ficado com essa péssima fama grudada no nome. Bom, em primeiro lugar eram bárbaros – como os romanos chamavam todos os que não pertenciam ao império –, o que bastaria para justificar qualquer imputação de desumanidade. Mas a “Britânica” apresenta uma hipótese mais consistente: “É provável que tal acusação tenha advindo da cruel perseguição empreendida por Gaiseric [rei vândalo] e seu filho aos católicos, algo que é a principal mancha em suas reputações”.
Seja como for, o substantivo vandalismo só seria cunhado em francês (vandalisme) muitos séculos depois, nos últimos anos do século XVIII, pelo sacerdote católico Henri Grégoire, bispo de Blois.













'Vândalo do sapatênis' é preso por depredar a prefeitura de SP
Após Fed, Tesouro vai recomprar títulos da dívida para conter juros futuros
Viral da Dove sobre "real beleza" recebe 14 Leões no Festival de Cannes
SP desembolsará R$ 8,6 bi até 2016 para bancar subsídios à tarifa
Chef Nigella é vista sem aliança após agressão do marido




