Blogs e Colunistas

04/09/2012

às 12:19 \ Curiosidades etimológicas

Brazuca é um nome triste, mas não por ser com ‘z’

A escolha do nome da bola que a Adidas lançará para a Copa do Mundo de 2014 foi feita por votação na internet a partir de uma lista tríplice. Com 77,8% das preferências, Brazuca derrotou Bossa Nova e Carnavalesca. Como quase todos os analistas da língua que estão de plantão esta semana, lamentei a notícia (considerava Bossa Nova o menos ruim de três nomes fracos), mas por motivos diversos. Não é a grafia com z que me incomoda, mas a palavra em si. Convém explicar.

Sim, é verdade que todos os dicionários e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), da Academia Brasileira de Letras, registram apenas brasuca, com s. Afinal, a palavra não é derivada de Brasil, brasileiro? Eis toda a base para a argumentação dos que implicaram com a grafia. Uma argumentação que deixa de levar em conta dois fatos singelos:

1. A forma brazuca é muito mais usada na vida real. Uma pesquisa no Google traz mais de 4 milhões de páginas, contra pouco mais de um décimo disso para brasuca. Pode-se defender a tese de que a preferência popular não é suficiente para alterar a grafia de um termo do vernáculo, mas atenção: estamos falando de palavra informal, brincalhona, recente. Brazuca é uma gíria, e as gírias, como todas as criações populares, têm a mania de escolher como serão conhecidas.

2. Ainda que não fosse assim, o batismo da bola da Copa do Mundo é um ato de branding, ramo do marketing que tem regras próprias, entre elas a de privilegiar formas gráficas fortes – e nesse mundo a letra z goza de grande prestígio. Naturalmente, a correspondência com a grafia “Brazil” numa marca destinada a ter circulação internacional também deve ter sido considerada um trunfo por seus criadores.

Se não é a grafia, o que sobra para criticar em Brazuca, a bola? Sua carga cultural idiota, só isso. O fato de que, brazuca ou brasuca, a palavra é um sinônimo tolo de brasileiro. O termo nasceu em Portugal com tom depreciativo (o sufixo “uca”, o mesmo de mixuruca, deixa isso claro), numa espécie de contraponto ao nosso “portuga”. Até aí, tudo bem: a própria palavra brasileiro tinha uso pejorativo antes de ser assumida em espírito de desafio pelos nativos desta terra.

O problema é que, ao ser adotado por aqui, brazuca/brasuca virou um clichê patriótico viscoso, folclórico e carregado de autocomplacência, primo da malemolência, da ginga e da incrível musicalidade dos mulatos inzoneiros que habitam este gigante adormecido. É por isso que Brazuca é bola fora – e Brasuca não seria melhor.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

140 Comentários

  1. Julian Martins-Rodrigues

    -

    15/02/2014 às 2:18

    Sempre odeiei a palavra “brazuca”. É muito “maneiro”, entende?

  2. Magna

    -

    18/01/2014 às 22:46

    Brazuca, não é nome novo, gostaria de relemrar a letra de uma música interpretada por ROBERO CARLOS, que fala o nome BRAZUCA, o título da música é VERDE AMARELO. Portanto este nome já faz prte da história do BRASIL… mesmo que seja na música…

  3. alexo

    -

    10/01/2014 às 23:08

    é assim, deteriorando a nossa cultura e folclore, q o imperialismo nos vende as suas “verdades”….sim, somos um país de trouxas; q abre mão da própria história. pode parecer bobagem essa questão, mas é dessa forma sutil q o império nos empurra qualquer coisa. Acredimos, pois tudo é o marketing….já se questionaram do porquê q o país tem tanto problema social? será a sua causa somente políticos corruptos? sem sentido? então vá até a Holanda e faça um protesto contra a bicicleta, ou digam aos alemães q mcdonalds é melhor q salcishas ou aos franceses q coca é melhor q sidra….

  4. Marculino José dos Santos

    -

    04/12/2013 às 10:29

    O NOSSO PAIS VIVENDO HOJE COM TANTA INJUSTIÇA ENTRE OS NOSSO POLITICO E A POPULAÇÃO PROTESTANDO O NOME DA BOLA ESTE E O NOSSO PAIS ONDE O NOME DE UMA BOLA E MAS IMPORTANTE DE QUE O DINHEIRO PUBLICO QUE OS POLITICO LEVA PRA AS BARAMAS E VISE VERSA,VOMO SE PRECUPAR MAS COM OS POLITICO CORRUPIDO

  5. rafael

    -

    03/12/2013 às 13:55

    patetico.Na redação desse monte de papel colado é q devem se sentir dessa maneira bobinha descrita, e o pior, se acham! Somos o q somos pq adotamos palabras como brasuca ou pq temos revistas que parecem querer nos puxar para baixo como veja? E tenho sérias dúvidas de que Portugal seria origem da palavra, eles lá não conseguem inventar nem as proprias palavras, basta ver as gírias q parecem q são eternas (giro,fixe)

  6. Waldeir

    -

    08/06/2013 às 11:27

    Na minha opinião o nome Brazuca independente de ser escrito com s,ou z é melhor e menos bizarro que carnavalesca e bossa nova
    Carnavalesca= tido como o nosso pais de festa e algazarra lembra nossa festa cultural carnaval. Sim logico quem não gosta de festas e diversão, mas é visto como o ano todo de festa para o Povo de outros Países.
    Bossa nova= um tempo que marcou nossa história musical e sem muito interresse para o nome de uma bola.
    Mas já Brazuca mesmo sendo a forma uca que de provem de mixuruca melhor que os outros dois.

  7. Gisele

    -

    13/03/2013 às 10:57

    Olhando do ponto de vista que o marketing oferece para a exposição e divulgação de uma marca, o Brasil está de parabéns. Isso significa que estamos “insentivando” bem as mentes criativas, pois seria de muito mau tom não levar em consideração o intertexto que o criador desse novo “neologismo” fez. Talvés tivesse sido mais “feliz” se optasse pelas raís condizentes à língua, mas poderia não ter o mesmo impacto.

  8. O Pica-pau

    -

    02/12/2012 às 23:38

    Um patriota anônimo que deixa o nome no fim. Também, para defender Fuleco e Brazuca, o que poderia se esperar?

  9. kamyla

    -

    23/11/2012 às 7:43

    meu deus eu e minha amiga perdemos tempo procurando oque era e no fim é uma bola rsrsr só pra nois mesmo

  10. Patriota anonimo

    -

    28/10/2012 às 12:02

    Pra mim , v6 sao todos ignorantes, só sabem meter o pau em tudo do Brasil, eu concordo os nomes da bola sao ridiculos, a saude tbm , e a educacao nao é diferente, mas aprendam a olhar os lados bons do Brasil, eu sou um patriota e defendo o Brasil, o que nao me falta e argumentos pra falar que o brasil é um pais bom, nao me conformo com o fato de Brasileiros só meterem o pau no Brasil. Nao patriotas, olhem para v6, o que v6 fazem de bom para o Brasil continuar crescendo como está ? bom, essa resposta e simples : Fala muuuito , e nao faz nada , aposto que depois de colocar um post criticando negativamente, v6 saem nas ruas jogam lixo e fazem oq der na telha, agora leu isso e ficou com raiva ou se sentiu culpado , porque um menino de 12 anos, que sim, escreve errado, e ainda nao saiu da escola acabou de jogar na cara de v6 muitas verdades, pense nisso caro leitor. Ate a proxima
    Luis (12)
    #Pracimadelestimao
    #Brasilefodhashupanaopatriota

  11. Wagner

    -

    17/09/2012 às 13:47

    Engraçado, petistas meteram o pau quando sugeriram mudar o nome do Petrobras para Petrobrax. Mais daquele argumento que o governo FHC era entreguista.
    Estão internacionalizando sem necessidade uma palavra e não vão falar nada.
    Estes caras não são nem um pouco tendenciosos e oportunistas.

  12. Matheus

    -

    17/09/2012 às 13:29

    Sinceramente ?
    A matéria retrata o que é o BraZil e o braZileiro. Ao invés de se preocupar com coisas importantes, é feito um “estudo” sobre a origem do termo “brazuca”. Deveriam se aprofundar e estudar a origem do nome Brasil, e do porquê “abrasileiraram” com o “S”, mania de grandeza (é, com Z que é correto hein)e “exclusividade” que o brasileiro NÃO tem e NUNCA vai ter, vide a matéria – que só fortalece o fato de que o brasileiro só se interessa por coisas importantes dentro as menos importantes.
    E o nome realmente tá ruim. Deveria ser “BOMBA”.

  13. Driely M.

    -

    17/09/2012 às 12:18

    Copa do Mundo no Brasil tem que ser uma piada, como foi a Copa do Mundo na África… não temos educação, alimentação, infraestrutura básica para nós mesmos que vivemos aqui, trânsito caótico, leis ridículas e buscamos a atenção do mundo todo para o nosso futebol, que aliás, está medíocre.

    O nome da bola foi o “menos pior”… o do mascote, qualquer um que for escolhido será ridículo…

    E se o nome for Fuleco, preparem-se para as piadas com “Fulero”, que até combina com a atuação do Brasil nos amistosos!!

  14. Elen

    -

    17/09/2012 às 11:15

    Quem fez a matéria não entendeu que o termo que antes era perjorativo agora é motivo de “orgulho” ? Tanto que nos chamavam de Brazuca como perdedor,e agora que o país cresce acarretamos tal nome como um afrontamento,tipo :”Brazuca sim,com muito orgulho.”
    Essa mesma coisa aconteceu com o termo “brega” para músicas das regiões Norte e Nordeste do país.Antes chamao de brega como uma espécie de xingamento e depois foi aderido com orgulho pelo sucesso que fez.
    Parem de reclamar tanto.É só futebol.Vão reclamar da educação de verdade,nas escolas;vão reclamar da saúde… –’

  15. Leandro Malheiros

    -

    16/09/2012 às 14:10

    JECA TATU !!!

  16. Giovani Carvalho

    -

    08/09/2012 às 17:25

    Fizeram a enquete tudo tal mas se esqueceram da musica do Gabriel O Pensador que por sinal é excelente e eu nao gostei desse nome na bola. Brazuca. http://youtu.be/8mBckqLawdw

  17. Luis

    -

    08/09/2012 às 9:24

    Deverão chamar raxa ( com x mesmo)
    Neymar pega na raxa , toca na raxa , mete a cabeça na raxa ! Goooooooolllllllllllll

  18. diego de oliveira pereira

    -

    07/09/2012 às 14:49

    por mim seria Samba é um nome fácil, de um elemento fortíssimo da nossa cultura e que o mundo inteiro conhece por fazer parte da nossa cultura

  19. Bruno

    -

    06/09/2012 às 18:09

    A própria matéria argumenta que a gíria tem muitos significados, logo Brazuca usado com referência a Brasil era o melhor dos nomes. Sem contar que a Adidas dá nomes às bolas, basta lembrar dá Tango (argentina) e a Etrusco (Itália), e às vezes o nome não faz sentido algum, como Questra (EUA), se fosse Samba o autor do texto teria criticado a escolha por ser um estereótipo.

  20. marcus

    -

    06/09/2012 às 10:59

    divia chamar e popozuda pois tem a ver com o nosso carnaval

  21. gustavo oliveira

    -

    06/09/2012 às 1:01

    se fosse pra mim escolher um dos nomes iria se chamar apenas bola, pq nenhum dos 3 presta…

  22. christiane

    -

    05/09/2012 às 17:42

    épena este nome pois o ideal seria BRAZOLA : o Brasil com o pé na bola.

  23. J4S0N7

    -

    05/09/2012 às 15:25

    Particularmente acho que deveria mesmo é se chamar “Lula”, quem sabe assim os brasileiros não se sentiriam inspirados e dariam um chute nessa quadrilha…

  24. Kerley da silva valadao

    -

    05/09/2012 às 12:34

    Deveria chamar cataratas ou ”cachoeiras”opss cachoeira kkkkkkkkkkkkkk

  25. Pablo Sanchez

    -

    05/09/2012 às 12:00

    Brasileiro é realmente hipócrita.
    Acha que o mundo tem que ser globalizado porque assim se ganha mais.
    Daí quando tem que se adaptar ao mundo, vem estes pseudo-patriotas e ficam reclamando.
    Vocês acham que no Japão algum estrangeiro fica aprendendo a desenhar aquelas casinhas quando precisa escrever?
    Claro que não, eles escrevem em inglês e todos entendem.
    Aqui tem que ser da mesma forma, escrever de forma com que todos entendam e esquecer esta porcaria de patriotismo quando se fala em idioma.

  26. epa

    -

    05/09/2012 às 11:35

    Preferia ‘Ginga’

  27. Jean Daniel

    -

    05/09/2012 às 11:15

    GORDUCHINHA !!!!!! ESSE TEM QUE SER O NOME DA BOLA!!

  28. Pedro

    -

    05/09/2012 às 9:51

    Sério! Parem de se fazer de coitados e vão trabalhar em alguma coisa que gere mais produtividade! Se não está satisfeito com o nome da bola, vá trabalhar no comitê da Copa e de idéias. É fácil sentar atrás do computador e só falar mal, difícil é ir lá e criar coisas novas, trabalhar pra trazer o evento, pra fazer o nome do Brasil! Sei que essas críticas não atrapalham quem realmente está trabalhando, porém enche o saco!

  29. Tiaguh Neon

    -

    05/09/2012 às 8:41

    Matéria boa, mas o nome da bola ser Brazuca é muito ridículo, os “gringos” fazem oque querem mesmo aqui, a Fifa conseguiu alterar a lei da bebida, enquanto o trabalhador que vai hj ao estadio nao pode tomar a sua cervejinha, daqui a 2 anos os gringos vao se esbaldar na cerveja em nossos estadios, legal viu Brasil, ta mandando super bem (y).

  30. Nelson

    -

    05/09/2012 às 8:20

    A maior besteira do mundo esse negocio de batizar nome pra bola. Bola é bola, ora bolas. Isso é jogada dos patrocinadores pra ganharem mais dinheiro nas costas do brasileiro.

  31. Regina Secaf

    -

    05/09/2012 às 8:14

    Talvez você não saiba mesmo que esse tal de Osmar Santos foi o cara que mudou a locução esportiva do país. O
    Cara que transmitia a emoção do jogo mesclada à emoção da vida.
    Que enfrentou a ditadura e conduziu as Diretas Já misturado ao seu povo.
    GORDUCHINHA não é São Paulo, seria Brasil.
    E que nome poderia ser mais carinhoso com aquela que todos amam?

  32. Daniel

    -

    05/09/2012 às 4:11

    Não concordo com a tese, que ainda é superficialmente mal defendida e realmente não possui argumentos suficientes para convencer ninguém. Texto fraco, que para mim mais defende Brazuca que desconstrói. Concordo que as três opções não eram as melhores que poderiam ser, mas para mim ficou a melhor. Afinal Bossa Nova e Carnavalesca sim, as duas, retratam apenas uma parte da nossa cultura, pequenas o suficiente para não representar uma nação. Quem não conhece alguém que não saiba nada de Bossa Nova? Isso não nos representa. E quem nunca reclamou que “os gringos pensam que o Brasil é só caipirinha e Carnaval”? Para mim, ganhou o melhor dos três.

  33. diego

    -

    05/09/2012 às 2:59

    Edaí? dane-se o que essa gente de fora pensa.

  34. SidneyCWB

    -

    05/09/2012 às 1:50

    Sem mencionar que os argentinos quando querem nos ofender nos chamam de brasucas. Nome ridículo para uma bola que representa uma Copa ridícula, feita por um país ridiculamente despreparado….

  35. Anônimo

    -

    05/09/2012 às 0:45

    Brazuca…Brabraca

  36. Henrique Mendes da Silva

    -

    05/09/2012 às 0:31

    Não dá pra agradar a todos obviamente.
    Não tenho nada contra o nome mas,o desgn da bola.
    Parece aquelas bolas de criança.

  37. GRZ

    -

    05/09/2012 às 0:10

    Não concordo com sua visão. Brazuca pode até ter origem de uma situação ruim, mas atualmente é uma palavra comum e que todos utilizamos. Eu não falo “portuga” de forma pejorativa!

  38. LUIA ALBERTO

    -

    05/09/2012 às 0:07

    CARO CARLOS MATTOS, A GLOBO IA FAZER CAMPANHA PARA A BOLA CHAMAR DE GORDUCHINHA,MAS FOI BARRADA PELO GALVAO BUENO ,NAO PODE OUVIR O NOME DE OSMAR SANTOS, LEMBRA A COPA DO MEXICO,GALVAO TEVE DE SAIR DA GLOBO

  39. Anônimo

    -

    04/09/2012 às 23:54

    Hora, Brazuca é correto para uma bola então. Bola vive sendo chutada, brasileiro também. Nada melhor para um monte de gringos que vir ao Brasil chutar os ‘Brazucas’.

  40. Cézar

    -

    04/09/2012 às 23:49

    Eu não gostei porque não tem profundidade, é só uma gíria popular, e porque não gosto de apelidos em geral.Fato é que aqui não é pejorativo e isso é que importa,se em outros países o é, que sirva como desaforamento.Mas acho que, tanto no Brasil, como fora, o contexto é que determina a acepção, como no “gringo” que usamos aqui.

  41. Egle Bertholdo da Silva

    -

    04/09/2012 às 23:48

    Como se trata de uma Copa de futebol, tem que ser visto como o fazem as torcidas de times aqui em SP, que assumem os apelidos e os mesmos deixam de ser pejorativos, tal como Porcos, Gambás, Bambis, Sardinhas…
    Brazuca é pejorativo? Vamos assumir que isso acaba!

  42. Marcelo

    -

    04/09/2012 às 23:37

    Num país onde a PRESIDENTE exige que a chamem de PRESIDENTA, o que poderia se esperar?

  43. Paultx

    -

    04/09/2012 às 23:28

    O bom desta história é que “brazuca” ou “brasuca” pode virar coisa boa. É só tentar.

  44. Celina

    -

    04/09/2012 às 23:27

    e NINGUÉM se lembrou que fonéticamente, a palavra BRAZUCA se assemelha a BAZOOKA (nome da arma em inglês, ou bazuca, em português…………………………………………….)

  45. Anônimo

    -

    04/09/2012 às 23:24

    Brazuca…Bustica

  46. Gilson

    -

    04/09/2012 às 23:14

    Vcs paulistas queriam mesmo é a famigerada ‘ Gorduchinha” para homenagear
    um sujeito que era locutor daí e após um acidente ficou incapaz. Sendo assim eu prefiro Brazuca que é como um brasileiro conhece o outro lá fora
    Aqui no Brasil, todo mundo é bairrista, um é mineiro, outro carioca, outro paulista, mas lá nos EUA correndo da imigração todo mundo é Brazuca. Muito bem bolado o Brazuca.

  47. carlos mattos

    -

    04/09/2012 às 23:04

    Eu votei em jaburlamos acho que perdi, tambem nos states Brazuca, significa brasileiro, e soa como perjorativo, aos nao documentados ( imigrantes ilegais)
    Agora, falando serio, eu esperava que a campanha da Globo, sobre o nome da bola ser Gorduchinha em homenagem ao grande Osmar Santos, fosse seria, eu votaria neste nome com certeza

  48. Mário de Andrade

    -

    04/09/2012 às 23:04

    nada de jabulani, o melhor nome desta bola brasileira é ‘JABURLAMOS’

  49. Lourival Marques

    -

    04/09/2012 às 22:48

    “em grandes eventos como copa do mundo e olimpiadas sao as unicas oportunidades do pais de se promover mundialmente e recuperar o orgulho nacional”

    Orgulho nacional de quê, Juliano? Da roubalheira que já está acontecendo por conta desses dois megaeventos?

  50. Lourival Marques

    -

    04/09/2012 às 22:46

    A bola podia chamar-se “macumba”. Chuta que é macumba, kkkkkkkkkk

  51. maria

    -

    04/09/2012 às 22:42

    Vai ver é uma homenagem aos mensaleiros do Mensalão!

  52. Paulo

    -

    04/09/2012 às 22:35

    Brazuca é mil vezes melhor que Jabulani…

  53. josé roberto

    -

    04/09/2012 às 22:35

    Cá pra nós, Jabulani é bem mais sonoro, não?

    Brazuca?! Ainda bem que Bossa Nova não vence, rsrsr.

    Êta, falta de criatividade.

    Já imaginaram o Cid Moreira falando com aquela voz fantasmagórica após o Neymar dar um chutão prá fora: Brazuuuuca!!!!

  54. Osvaldo Camargo

    -

    04/09/2012 às 22:34

    vai ser BRAZUCA )COM z, ERRADO MESMO…)
    MAS O NOME DEVERIA SER
    CorruPTa
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

  55. Ed

    -

    04/09/2012 às 22:31

    Discordo do Juliano. A materia nao diz asneiras e sim, pondera questionamentos interessantes. Se alguem votou em Brazuca, foi pq nao tinha jeito. Eram apenas 3 opcoes impostas por alguem. Alem do mais, triste do pais que precisa de copa do mundo ou olimpiada para se promover mundialmente e recuperar algo que, na verdade, nunca se teve…orgulho nacional.

  56. mbw

    -

    04/09/2012 às 22:31

    Todo mundo esta preocupado com “o nome da bola”, mas o fato mais engracado e que ninguem mencionou o quanto de dinheiro essa BRAZUCA ira gerar e pra onde ou quem essa renda vai.
    Podem chamar de Brazuca sim, por que o termo nao me afeta como pessoa.
    Eu sou brasileira com muito ourgulho e se fosse pra falar do que e como os Portugueses nos chamaram e nos trataram nessa vida a revolta ja deveria ter comecado ha muitos seculos atras, nao acham?
    Entao chamem a bola do que quiserem, mas chamem por um nome que represente o pais e nao so RJ.
    Alem disso, procurem saber pra onde vai “a renda da venda da BRAZUCA”, pois se esse dinheiro todo fosse usado pra ajudar os pobres do nosso pais que realemente precisam, nada mais justo seria chamar essa bola de JUSTICA, porem sabemos que isso nao acontecera.
    Deste modo, sejamos pessoas praticas e vamos parar de perder tempo com “tititi” da Lingua Portuguesa e vamos adotar nossa real identidade, “SOMOS BRASILEIROS; SIM; COM MUITO ORGULHO; SIM; E COM MUITO AMOR; SEMPRE” O resto e conversa e sera assim ate que a Copa e os jogos Olimpicos tenham sido realizados no BRASIL.

  57. Henrique Xavier

    -

    04/09/2012 às 22:16

    Sinceramente, se preocupar com o nome de uma bola é meio falta do que fazer…

  58. Juliano

    -

    04/09/2012 às 22:07

    Senhor Sergio Rodrigues autor da materia,o Sr e um fanfarrao!eu nao acredito que perdi o meu tempo lendo esse monte de asneiras que o senhor escreveu neste website!eu fui um dos que votaram para a escolha da Brazuca e posso lhe garantir que o nome nao poderia ser melhor!em grandes eventos como copa do mundo e olimpiadas sao as unicas oportunidades do pais de se promover mundialmente e recuperar o orgulho nacional e voce vem com esses monte de besteira?pelo amor de Deus cara,demita-se!
    Senhor Juliano, entendo sua indignação, o senhor é sem dúvida um autêntico brazuca.

  59. ronanldo

    -

    04/09/2012 às 22:01

    cada vez mais lamentável as coisas que vem acontecendo no Brasil nesses últimos 10 anos. parece que tudo virou um lixo. sinceramente, colocar um nome esquisito como esse virou sinônimo de muita burrice.

  60. Berta Reel

    -

    04/09/2012 às 21:58

    Bazuca é arma de guerra, e tem estrangeiro que não vai conseguir falar BRAZUCA e vai dizer bazuca …

  61. Berta Reel

    -

    04/09/2012 às 21:47

    Brazuca para mim lembra algo sem cultura, sem educação, sem futuro, porque lembra a gíria “Bazuca”, ou seja, um objeto violento. Não precisamos de gírias para exportar. Temos palavras tão bonitas na natureza brasileira. Dá tempo de mudar…

  62. cacazita

    -

    04/09/2012 às 21:42

    Sua opinião é infundada … seus argumentos é de alguém que não conhece ou finge não conhecer o nível de conhecimento da maioria dos brasileiros. Prefiro Brazuca que diz quem somos do que carnavalesca que afirmaria o que os “gringos” pensam sobre nós … ou Bossa Nova …nada chamativo e para alguns “gringos” impronunciável.
    Sinto muito ter lido uma opinião como a sua no site da veja.

  63. Rogerio de Toronto

    -

    04/09/2012 às 21:41

    Com esse nome os portugueses vao rir demais dos brasileiros, entre os portugueses nas conversas citam brasileiros como brazucas, e na copa entaum, ninguem aqui falou ainda a respeito, imaginem os narradores de todo mundo dizendo chuta que é brazuca!!! o nome caiu bem para um país que se diz em desenvolvimento, ainda continuo achando que o Brasil vai demorar muito para sair do mundo subdesenvolvido.

  64. jorge

    -

    04/09/2012 às 21:38

    Escrever corretamente ‘maNemolência’, em lugar de ‘maLemolência’.
    Você acreditou numa velha lenda, as duas formas se equivalem. O Houaiss prefere “malemolência” e eu também.

  65. jandira gomes

    -

    04/09/2012 às 21:32

    Como você explicou tão bem, Brazuca com z, até pode ser uma marca forte, mas também não me agradou. Nem tanto por ser usada em Portugal, como um nome pejorativo em relação a nós brasileiros, mas poderiam ter dado mais opções de escolha, se eu tivesse que palpitar sobre um nome sugeriria BRASILEIRINHA, GORDUCHINHA, REDONDINHA, nomes que teriam a ver mais com nossa gente e nosso jeito de ser e que poderia ter sido “garimpado” junto aos nossos locutores esportivos; pois cada um tem uma maneira de chamar a bola de futebol, quando narram as partidas.

  66. Jordano

    -

    04/09/2012 às 21:30

    Que tal corruptela, acho o nome perfeito para realidade brasileira, e até mesmo no futebol.

  67. Anne

    -

    04/09/2012 às 21:26

    Depois que escolhem o nome, que vão explicar o significado? aff. Pq os intelectuais da vida,ou aqueles que tem um pouco de conhecimento não votaram em peso na bossa nova. Eu não sabia da origem da palavra e tenho certeza que a maioria desconhecia. Agora que escolheram não adianta mais reclamar.

  68. Priscila

    -

    04/09/2012 às 21:07

    Nenhum dos três nomes particularmente me agradaram e a principio Brasuca // Brazuca seria é o menos pior, agora pensando em Branding a sua análise é justa e como Brasileira Brazuca não me lembra exatamente Brasil, alegria, etc, assim como Jabulani também não me lembra nada, mas logo ficou associada à bola da Copa 2010. Vejamos o trabalho que a Adidas fará com o novo nome e a imagem do nosso país que será vendida lá fora.

    Não considero uma discussão inútil, assim como qualquer outra discussão ref à Copa do Mundo e sua organização, afinal não podemos ser hipócritas e o Brasil para sempre nesse período para acompanhar aos jogos.

  69. Augusto

    -

    04/09/2012 às 21:07

    “Brazuca” tem de ser com “z”, por dois motivos: a palavra designa como o brasileiro é frequentemente conhecido em outros países. “Brazuca” está para o brasileiro que vive no exterior como “gringo” está para o estadunidense que vive aqui e, segundo: não bastasse isso, a Copa do Mundo é um evento internacional.

  70. Milene

    -

    04/09/2012 às 20:55

    Minha impressão e meu sentimento de aversão ao nome foi como o seu, só não conseguia me explicar como vc o fez, com tanta maestria, como sempre! Concordo em gênero, número e grau! Bola furada!!!!

  71. Ana

    -

    04/09/2012 às 20:52

    Meu Deus que conteúdo em uma época dessas…Qualquer nome que aparecesse iria ter um mais isso mais aquilo… As pessoas so sabem reclamar! Foi votado a maioria gostou…temos assuntos mais importantes do que reclamar de um nome de bola rsrs

  72. brasileiro em portugal

    -

    04/09/2012 às 20:48

    Exatamente, sou testemunha de que brazuca é o nome que os portugeses usam para identificar o nativo tupiniquim.

  73. Ed

    -

    04/09/2012 às 20:43

    A bola da Eurocopa se chamava Polaca?

  74. Adriano De Sá

    -

    04/09/2012 às 20:31

    Corrupta seria um bom nome, uma vez que seria chutada à vontade.

  75. Victor

    -

    04/09/2012 às 20:30

    Rola umas sugestões alternativas de nome não, ehehe? Também não gostei, mas criticar é fácil.

  76. Luis

    -

    04/09/2012 às 20:27

    Uai…. e o povo brasileiro não é isso? Visto que o futebol é mais importante que a educação…

  77. Hellen Soares

    -

    04/09/2012 às 20:25

    Ai que frescura view, eu gostei do nome, vai soar bem na narracao. Esse povo tem que pesquisar mais e parar de ser reclamao. Vive no exterior so um pouquinho pra descobrir se eh um nome pejorativo e maldoso ou nao, so significa brasileiro caramba! essa historia ja passou, seria o mesmo caso da palavra enfezado, isso significava que a pessoa estava cheia de fezes, hj significa apenas que a pessoa esta furiosa, falta do que fazer view, brasileiro ta ficando muito ranzinza, mas so reclama, num faz nada pra mudar coisa alguma. Como se os gringos perdessem tempo querendo descobrir algo que tem nada a ver com o mundo deles… Dai me paciencia!!!
    Hellen, como paciência não me falta, vamos lá: enfezado nunca quis dizer cheio de fezes; morei alguns anos na Europa; para mim, as conotações associadas a brazuca são de matar de vergonha um país que pretenda se dar ao respeito; respeito, porém, opiniões divergentes, mesmo as mais ranzinzas, como a sua. Um abraço.

  78. Zeh Fulô

    -

    04/09/2012 às 20:22

    também tenho sugestões: Bafinho, Cachú, Bolota, Teixeirinha, Meteoro, Lunática, Coconut, Upaon Açu, Açu, Fuminho, Chucrute Coice,

  79. Bruno Moraes

    -

    04/09/2012 às 20:15

    Eu gostei! Se ficarmos pensando só porque o sufixo (uca) representa isso ou aquilo para os Portugueses, eles também são exaustivamente depreciados em nossas piadas, é uma rixa de amor e ódio eterna. Para o mundo futebolístico aqui em nosso País, em toda “pelada” com os amigos, até mesmo nas disputas de Games, o nome BRAZUCA é sempre lembrado. Estamos na era virtual e globalizada, portanto, esse nome representa muito bem à Escolha Oficial, uma junção de cultura Estadunidense e Portuguesa evoluída pelos Brasileiros. Afinal estamos naquela fase muito bem escrita pelo O deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) para o Governador Sergio Cabral (PMDB-RJ) – “A relação com o PMDB vai azedar na CPI, mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu.”

  80. regina motta

    -

    04/09/2012 às 20:15

    Dentre as três, achei de longe a melhor opção… “bossa nova” e “carnavalesca” são restritas, além de longas demais…”brazuca” é mais geral, leve, sonora, associa-se diretamente ao nome do país e…fácil para estrangeiro pronunciar… não vejo nada de pejorativo…

  81. Santos

    -

    04/09/2012 às 20:13

    Concordo com os argumentos apresentados. Estudo em Portugal e sei o que pretende-se dizer quando algum brasileiro é chamado de “brazuca”. Não é bem por preconceito, o mundo mudou e os europeus mais aculturados tentam a todo custo ser politicamente corretos. Na realidade, o termo é usado para mostrar que um conterrâneo deu uma “bola fora”. No caso, foi uma brazucada e tanto, 77,8% dos votos, quase o mesmo número que acha o governo da Dilma bom.

  82. Tatiana

    -

    04/09/2012 às 20:08

    pode ser que o nome não seja o MELHOR, mas acredito que tenha tudo a ver com a Copa e a malemolência das obras destinadas… talvez seja o brasileiro “tirando onda” da propria Copa… será?

  83. Juliana

    -

    04/09/2012 às 20:07

    Baita falta de criatividade. Por mim, seria “Gorduchinha”, homenageando aquele narrador esportivo q sofreu um acidente q o deixou com sequelas. Eu queria ser publicitária da Copa: ganharia uma fortuna para escolher q.q. nome. Até concurso de escolha de nome se sairia melhor q esse. #Copa no Brasil fail

  84. Luiz

    -

    04/09/2012 às 20:05

    nome da bola da copa: SAMBARILOVE

  85. ramiza

    -

    04/09/2012 às 20:01

    Brazuca soa melhor em termos de marketing internacional. Gorduchinha nem pensar, pois no exterior viraria gorduchina(‘nh’ não tem som lá fora) ou gorduquina (italiano). Ninguém vai saber ou estará interessado no que significa brazuca. O importante é que soa bem.

  86. hamilton

    -

    04/09/2012 às 20:00

    Se for pra avacalhar bom a bagaça, deveria de ser MACUMBA……

    Só pra fazer valer a frase: CHUTA QUE É MACUMBA!!

  87. Robson

    -

    04/09/2012 às 20:00

    O nome não é bom, mas comparado às outras opções se torna mais comercial. Muito óbvio e ainda deprecia a língua portuguesa pois trata-se de uma gíria, muitas vezes atribuída aos surfistas ou outros praticantes de esportes radicais. Dizem que é para facilitar a pronúncia pelos estrangeiros. Tenho sugestões: Peitola, Silica, Mona, STF, Mimo, Golada, Pinguinha,

  88. Levi

    -

    04/09/2012 às 19:59

    É um nome pejorativo, logo me vem a cabeça a palavra “Basuca”, de muito mal gosto.

  89. satyrojr

    -

    04/09/2012 às 19:55

    afinal o q vcs qerem de mim?

  90. neusa

    -

    04/09/2012 às 19:51

    tbm não gostei, de nhenhum dos três mas… e adorei a matéria. Assino embaixo.

  91. alan

    -

    04/09/2012 às 19:51

    Brasileirinha, ficaria bem melhor.

  92. Pedro L.R.Oliveira

    -

    04/09/2012 às 19:46

    SAMBOLA

  93. Ricardo

    -

    04/09/2012 às 19:46

    Discute-se o nome de… uma bola?!? Desde quando bola tem nome? Nem eu discuti tanto o nome das minhas filhas com a minha mulher…

  94. BrasilHipocrita

    -

    04/09/2012 às 19:41

    Q imbecilidade essa reportagem… Brazuca para os Brasileiros q estao no Brasil e nao sabem nada mais é que uma forma carinhosa em que nos brasileiros costumamos nos identificar fora do Brasil… tem tanta coisa mais seria pra se preocupar no Brasil e ai agora vem o autor desse blog criticar a forma escrita da palavra..
    A Adidas está certissima em associar seu nome a uma palavra de grande conhecimento nao so no Brasil como no exterior e de muito mais facil “branding” do que a palavra Brasuca q quase nao eh utilizada nem dentro ou fora do Brasil.
    Acorda meu povo… estamos vivendo um inferno nesse país com tanta corrupçao e se alastrando em quase.. eu disse quase todos os setores privados e publicos…
    Ta na hora de mudar muita coisa mas tenho certeza que continuaremos do jeito que está… Brazucas adoram mamar nas tetas do governo!!!

  95. Hidelbrando

    -

    04/09/2012 às 19:39

    Não sei se pior é o nome Brazuca ou este inútil artigo. Acho que o autor subestima o nível de seus leitores com este artigo desnecessário. Arrependo-me de ter lido.

  96. Tulio Caldas

    -

    04/09/2012 às 19:38

    Devia chamar Popozuda, tem tudo haver com o Brasil!

  97. João Gaúcho

    -

    04/09/2012 às 19:38

    Para honrar nosso know-how e fama internacionalmente comentadas, seguem algumas sugestões de nome para a tal bola: 1) PROPINA; 2) “BOLADA”; 3) JEITINHO; 4) VANTAGEM; 5) “POR FORA”; 6) “LIGEIRA”; 7) MALANDRA; 8) ESPERTA

  98. LetsGo

    -

    04/09/2012 às 19:37

    Devia se chamar vergonha.

  99. Matheus G.

    -

    04/09/2012 às 19:37

    Gostaria que tivesse ganhado Bossa Nova, pois acho muito mais a cara do Brasil !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  100. Vinicius Bordignon

    -

    04/09/2012 às 19:35

    Deveria se chamar Bola Gato. Ponto.

  101. Vivi Nascimento

    -

    04/09/2012 às 19:31

    O Brasil deveria olhar melhor para a pátria, e observar os nossos problemas ambientais, sociais, econômicos e políticos, em vez de gastar o dinheiro da sociedade em copa do mundo ou olimpíada, afinal o Brasil não tem suporte para esse grande evento! Então o nome da bola, diz a verdadeira cara dos brasileiros, mixuruca, devemos tomar uma confiança e mostrar que somos um país que estamos REALMENTE em desenvolvimento, não ser só chamados de sub-desenvolvimento, com a corrupção lá em cima!

  102. LUIA ALBERTO

    -

    04/09/2012 às 19:26

    o melhor nome sem duvida seria de gorduchinha, para homenagear o melhor locutor esportivo que o Brasil teve OSMAR SANTOS

  103. eu

    -

    04/09/2012 às 19:26

    Gostaria que o nome fosse Amazon.

  104. José do Norte

    -

    04/09/2012 às 19:00

    eu sempre associei Brazuca com bazuca.

  105. Carlos fc

    -

    04/09/2012 às 18:56

    Acho que “POPOZUDA” pegaria bem.Vejam que popozuda tem z.Ou “piriguete”.Já que é pra avacalhar,vamos caprichar.

  106. alexandre

    -

    04/09/2012 às 18:50

    poderia se chamar Axé, forró, sertaneja, esse é o Brasil, aceite o ou morra elite americanizada wanabe

  107. Marcos

    -

    04/09/2012 às 18:49

    O nome deveria ser “Corrupta”.

  108. Claudio

    -

    04/09/2012 às 18:47

    “Samba” seria o melhor. Um nome pequeno, simples e, principalmente, o mais brasileiro.

  109. edy martin fields

    -

    04/09/2012 às 18:44

    Só estou postando aqui para registrar quanto tempo é desperdiçado por uma bobagem. Há artigos que são de extrema relevância para o crescimento cultural e filosófico do Brasil que não recebe um comentário sequer. Já dizia Paul Singer: “Em uma reunião de negócios, se você quiser aprovar um projeto complicado e caro, comece sua reunião com o item mais idiota, por exemplo a mudança das cores das xícaras de café. Todos gastarão 80% do tempo da reunião se degladiando para escolher sua cor predileta e quando chegar o item importante, estarão tão cansados e desinteressados que concordarão na hora…

  110. Márcia

    -

    04/09/2012 às 18:41

    Análise perfeita!!. E ainda temos que aguentar aquele banco patrocinador da copa com uma música irritante usando esta palavra e algumas outras que não deveriam mais caber como sinônimo de brasileiro. Se assim não for, desisto…

  111. Paulo de Tarso Palma

    -

    04/09/2012 às 18:35

    Eu tbem queria ” gorduchinha ” mas dizer que Brazuca e depreciativo e procurar pelo em ovo, se os ” portugas ” usavam o nome foi a muito tempo, nos USA um Brazuca e um Brasileiro trabalhador e simpatico.

  112. Eduardo Garrido

    -

    04/09/2012 às 18:30

    O NOME ESCOLHIDO PODERIA SER ” CPI “

  113. Carlos

    -

    04/09/2012 às 18:25

    Acho que o nome devia ser “Mensalão”: afinal, é uma bolada, e um valor tipicamente brasileiro. Foneticamente falando, teria também aquele sabor típico da nossa língua, a nasalização, difícil para os estrangeiros pronunciarem. Além do mais, homenagearia o patrono desta copa, o doutor-lula honoris causa que a trouxe pra estes verdes campos, onde deixará sua marca nas contas públicas como nunca antes na história destepaiz.

  114. Crítico

    -

    04/09/2012 às 18:11

    Havia uma campanha no blog do Juca Kfouri para chamá-la de “gorduchinha”. Para mim, o nome mais criativo.

  115. Nino (SP)

    -

    04/09/2012 às 18:01

    Creio que ao ser adotado como nome oficial da bola da Copa do Brasil, o termo brazuca pode passar a significar uma coisa bacana, positiva. Ao escolher brazuca, os brasileiros tiram a carga pejorativa do nome. Não aconteceu a mesma coisa com “portuga”? Então… Vamos usar até desgastar. Eles que escolham outra palavra para nos depreciar.

  116. Diego Rocha

    -

    04/09/2012 às 17:56

    Desculpe mas se a palavra foi preferida pelos próprios habitantes do país, isto quer dizer que já nao tem mais a carga de clichê, autocomplacência, etc etc etc. Este sim é um caso verdadeiramente notável da evolução semântica de uma palavra.

  117. Leandro

    -

    04/09/2012 às 17:52

    Quanta frescura. Tanto o termo ‘zuca’ e ‘tuga’ nem é mais depreciativo, pelo que vejo nas interações entre brasileiros e portugueses nas redes sociais. Já virou identificador.

  118. Luiz Caldeira

    -

    04/09/2012 às 17:49

    Diante dos nomes absurdos propostos para a votação, PROPINA – certamente traduziria melhor o que rola no dia a dia.

  119. Bruno

    -

    04/09/2012 às 17:48

    Até gostaria de ver os locutores esportivos estrangeiros pronunciando esse nome. Mas pior que o nome é mesmo os atletas serem cobaias de uma boa que nunca jogaram, e tudo por causa de patrocínio. Um pouco menos fifa, um pouco menos, né? Esses jogadores dão a vida para vencer um torneio que pelo menos a bola poderia ser a que estão acostumados a jogar.

  120. Antônio Anísio da Silva

    -

    04/09/2012 às 17:44

    Tinha que se chamar “Sofrida”.Pois,igual ao povo brasileiro,só vive a levar pontapés!

  121. Paulo

    -

    04/09/2012 às 17:38

    A voz do povo é a voz de Deus… Eu gostei!

  122. Brazuca

    -

    04/09/2012 às 17:37

    Brasil era escrito originalmente com “z”. Essa polêmica do Brasil com “s”, portanto é falsa. É um nacionalismo burro.

  123. Pedro Reseck

    -

    04/09/2012 às 17:31

    Brasuca é uma expressão pobre , pejorativa , usada para apelidar o brasileiro tolo, paspalhão , bobo, deslumbrado , fantasiado de verde amarelo , as vezes com um cocar de índio ( cruz credo ) ,outras , com um chapéu de cangaceiro ( vade retro) a bater pandeiro , bumbo ou a tocar cuica ou chocalho em terras estrangeiras e a dançar um samba mal sambado , e ainda achando que está batento um bolão .. Uma figura grotesca .. Mereciamos coisa melhor .. Mas nos falta cultura ..

  124. Giovanni

    -

    04/09/2012 às 17:26

    E o que é o futebol, senão patriotismo barato, autocomplacência, malemolência e ginga dos mulatos inzoneiros que habitam este gigante adormecido? Qual é a relação oculta entre a bossa nova e o suor e barulho de um estádio? Dos três nomes, acredito que Brazuca com z é seguramente o que mais tem relação com o contexto. Além disso, não vejo por que as características listadas devam necessariamente ser encaradas como ruins e indesejadas, mesmo concordando que elas nunca nos tornarão um Japão ou uma Alemanha.

  125. jose carlos

    -

    04/09/2012 às 17:26

    O termo Brazuca soa no exterior entre os brasileiros que imigraram, principalmente para os EUA como compatriota: “este bairro esta cheio de brazucas” com s ou com z pouco importa. Dos tres nomes é o menos ruim. Bossa Nova e Carnaval são muito bregas. Acho que “SAMBA” cairia melhor, finta e drible é que não dá por ser marca de material esportivo. Do que sobrou ficou de bom tamanho.

  126. Mauricio

    -

    04/09/2012 às 17:25

    Sérgio, para mim, o nome “brazuca” tem mais relação com a forma como os outros nos veem do que com a forma como nós nos vemos.
    Não sei, é mais ou menos como quando um estrangeiro vem nos visitar e nós oferecemos como jantar um prato típico dele e não nosso.

  127. Edson Moraes

    -

    04/09/2012 às 17:24

    Eu escrevi para ADIDAS para reclamar desse nome, por associação com instituição de comunicação, e desconfiando do processo de escolha. Infelizmente, ficou essa mácula. Dos três nomes sugeridos, o óbvio era BOSSA NOVA. Porque carnaval não é criação brasileira. Enfim …

  128. Darazoom

    -

    04/09/2012 às 17:23

    No meu conceito o futebol é o menos relevante entre os mais irrelevantes; nem por isso deixarei de comentar.
    Primeiro, fica evidente que inicialmente definiram três nomes horríveis, com a clara intenção de que fosse “eleito” o nome afinal escolhido.
    Segundo, a escolha desse nome indica o baixíssimo grau de conhecimento dos “eleitores”.

  129. Osmario

    -

    04/09/2012 às 17:13

    Que esse nome horrível que escolheram, não seja um mau presságio, dessa copa que está por vir…

  130. matheus

    -

    04/09/2012 às 17:11

    Bossa nova seria ruim e carnavalesca seria o fim… Brazuca não ficou tão mal. Aliás, se a bola fosse ‘carnavalesca’, aí sim estaria completa a estereotipação do evento

  131. Aero

    -

    04/09/2012 às 17:04

    Que nome horrível arrumaram para essa bola caramba, será que não tinha nenhum outro inventor de um outro nome de plantão no dia?

  132. Matheus

    -

    04/09/2012 às 17:02

    Continuo preferindo “Brazuca”.

  133. Flavio Vilmar

    -

    04/09/2012 às 15:27

    Pelo bem ou pelo mal, creio que se está retratando o povo brasileiro. Aposto que Darcy Ribeiro apoiaria.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados