Blogs e Colunistas

17/11/2013

às 9:03 \ Comunismo, Corrupção, Humor

O simbolismo do punho cerrado

Os heróis do PT, José Dirceu e José Genoino, ao chegarem para dormir na prisão (não sei quanto ao leitor, mas eu dormi em minha própria casa), ergueram seus punhos cerrados. O ato, repleto de simbolismo, virou “meme” nas redes sociais. Várias imagens surgiram para interpretar o que aquilo queria dizer. Seria uma referência a que, exatamente? Abaixo, veremos algumas sugestões do pessoal pela internet:

Punho cerrado 1

Super Genoino e a vitória do mensaleiro no UFC?

Punho cerrado 2

Referência aos poderes de super corrupto?

Punho cerrado 3

Lembranças dos dias de “os poderosos”?

Punho cerrado 4

Líder do movimento LGBT?

Punho cerrado 6

Dancing days?

Punho cerrado 7

Referência ao saco de dinheiro do mensalão?

Não saberia dizer. Caberá ao leitor escolher sua melhor alternativa. Mas uma coisa é certa: ambos, Dirceu e Genoino, estão em “ótima” companhia com tal gesto de punho cerrado. Era muito comum entre ditadores comunistas ou nacional-socialistas. Vejam:

Punho cerrado 5

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

138 Comentários

  • solange

    -

    28/10/2014 às 21:06

    Estão a imitar Hitler, ele que começou com esse gesto, querem dizer que eles estão acima de tudo e de todos.

  • WSCosta

    -

    30/5/2014 às 15:49

    Nada do que escreveram!

    Durante suas peregrinações (não foram poucas, sempre fugindo de credores ou convidado a deixar certas cidades no prazo de 24 horas) Karl Marx foi para Bonn. Nessa cidade religiosíssima, teve a “brilhante” idéia de criar o Diário do Ateu, deduzindo que, sem concorrência, seria um grande sucesso.
    Entretanto, como não convenceu ninguém, acabou se mandando para Colônia, onde foi diretor de um outro jornal radical.
    O jornal faliu e Marx rumou para Paris.
    À sua “festa de despedida”, realizada na estação ferroviária, compareceram vários de seus credores que lhe sacudiam os punhos fechados, com os braços erguidos, em sinal de seus descontentamentos, prometendo-lhe, inclusive, acertar as contas num futuro próximo.
    O gesto, mais tarde, ficou identificado como a saudação comunista.

    (Richard Armour, Tudo começou com Marx, ed. Dominus, 1964),

  • Andressa

    -

    30/5/2014 às 12:42

    FALTOU NELSON MANDELA. ELE SIM É O ÍCONE DAS MÃOS CERRADAS.

  • Lili Vieira

    -

    27/5/2014 às 17:13

    Bem amigos , pesquisei e obtive a informação, do que quer dizer um punho cerrado erguido pro Céu. Muitas definições encontrei, mas nenhuma , mesmo que parecida, me deu a conclusão exata, do que essa aqui que vou postar. Um internauta, chamado Ricardo deu essa definição: “Um punho cerrado erguido ao Céu, demonstra aversão a Deus, o Criador, e é adotado por Anticristos, tais como os Esquerdopatas. Portanto, a partir de hoje, não curto nada e nem ninguém que usem esse símbolo, porquanto temo ao meu Deus!!!!

  • LUIZ ALBERTO SIMÕES

    -

    7/4/2014 às 18:21

    O que mais me parece correto, é que punhos fechados usados pelos PETRALHAS significa que eles NÃO ABREM MÃO DE SEREM TORPES, IDIOTAS, CANALHAS, VAGABUNDOS, LADRÕES, COMUNISTAS .ETC.ETC.ETC.

  • JOSÉ CAMPOS

    -

    4/3/2014 às 17:39

    Simboli tanto comunismo como nazismo

  • Mª Ivaneide Bezerra Rodrigues

    -

    3/3/2014 às 16:02

    Sr Rodrigo, o que o sr acha do cartaz da Campanha da Fraternidade 2014 que uma das mãos é com o punho cerrado? isso não é um simbolismo do comunismo e/ou do social nacionalismo?

  • Vicente

    -

    17/2/2014 às 3:44

    o sinal acabou sendo adotado tanto por nazistas e comunistas, puristas arianos e defensores dos negros

  • Silva

    -

    5/2/2014 às 10:53

    Como militante engajado na luta contra, as opressões, o autoritarismo,o imperialismo e a corrupção, que oprime e fere de morte o nosso povo tão sofrido, pelo peleguismo desse desse governo que se diz de “frente popular”, mas se curva diante do imperialismo norte americano. Graças o despertar da da consciência política que começou a surgir como fruto dessa luta, seus principais atores estão hoje a traz das grades.
    Algo me deixa com enorme pesar ao ver o símbolo dessa luta ser banalizado pelos atores corruptos que protagonizaram a mais vergonhosa historia de corrupção, como diz o seu líder maior “nunca vista antes nesse pais”. O símbolo da resistência foi banalizado pelos bandidos do mensalão.

  • Auri

    -

    7/12/2013 às 8:30

    Significa que ele roubaram o dinheiro do contribuinte que deveria ser empregado em saúde, educação, segurança, habitação, na área tecnológica e científica e não querem dividir com ninguém. O gesto do punho cerrado quer dizer que ele são mesquinhas e não vão sociabilizar o dinheiro roubado que é uma anti-socialização além de ser claro, um crime e por isso que estão pagando na “PAPUDA”.

  • Ricardo

    -

    6/12/2013 às 20:23

    O punho cerrado ao alto tem sentido religioso: é um desafio a Deus. Foi adotado pela esquerda em geral e é Anticristão.

  • Mateus Catenassi

    -

    6/12/2013 às 12:02

    Coloque agora, uma foto do Mandela e seu punho cerrado pra encerrar esta discussão! =D

  • pedro paulo

    -

    1/12/2013 às 3:24

    O verdadeiro comunismo nunca existiu nem nunca vai existir, pois é uma utopia parecida com a obra literária de Thomas Morus, uma espécie de paraíso democrático onde todo mundo é rico e feliz, bem diferente do comunismo da URSS e de seus seguidores como Cuba, onde os ricos são os chefes do poder e o povo vive na extrema miséria, um povo oprimido sem direitos individuais, sem direito de ir e vir, vigiados e espionados por agentes e informantes do governo, onde os telefones a internet são espionadas pelo governo, e as pessoas são obrigadas a andar em fila indiana pelas ruas para evitar de conspirar contra o governo, podem ser presas a qualquer momento se descordar ou falar mau do governo, é uma ditadura de partido único para ninguém votar contra o governo, um regime desgraçado que mata seus próprios integrantes que descorde dos líderes, onde todo mundo tem que venerar o ditador como se ele fosse um deus, e quem não o venerar poderá ser preso torturado e morto, nesse regime, as artes são voltadas para enaltecer o ditador, os artistas, escritores e jornalistas, são obrigados a enaltecer o ditador e o regime político opressor, eles são os donos da verdade e estão acima da lei controlam a justiça, os juízes e todos os meios de comunicação, portanto eles podem roubar o País a vontade matar e mandar matar que não dá em nada, eles são os donos do poder, eles confiscam terras, empresas e o patrimônio de qualquer cidadão em nome do Estado, esse sistema de governo não deu certo em lugar nenhum, todos os países que adotaram esse regime satânico faliram, e mergulharam seu povo na miséria, enquanto os líderes faziam propagandas enganosas, se colocando como o pai do povo, mostrando pessoas felizes em filmes e grandes cartazes em lugares públicos, isso é um regime tão desgraçado que milhares de russos foram fuzilados tentando fugir daquele País e milhares de cubanos, tentam fugir daquela Ilha desafiando o mar e os tubarões, além do risco de serem presos e fuzilados se forem pegos tentando fugir da Ilha. Esse é o regime que os cafajestes corruptos do PT querem implantar aqui no Brasil. Vamos tirar essa corja de canalhas do poder o mais breve possível na eleição de 2014, não podemos entregar o País a esses bandidos. Brasil sempre PT nunca mais. Fora Dilma. Fora Lula, fora PT. Fora mensaleiros e ladrões inimigos do povo.

  • norma

    -

    26/11/2013 às 14:47

    O genuino tem que se tratar com os médicos cubanos em cuba.Os outros petralhas condenados tem que cumprir pena também em Cuba. Segundo eles (petralhas) cuba é um paraíso.

  • Iolando

    -

    24/11/2013 às 8:18

    Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente.
    Abraham Lincoln!

  • Levino Brandão

    -

    23/11/2013 às 9:34

    Esse gesto tem significado, vejam só!

  • Gilmar - RS

    -

    20/11/2013 às 13:19

    Eu acho que eles estavam soltando PUM!

  • Rosana Melo

    -

    20/11/2013 às 0:47

    Pessoal, eles só queriam mostrar o relógio que compraram com nosso dinheiro…

  • Carlos Lima

    -

    19/11/2013 às 22:18

    Vão DEVOLVER o dinheiro roubado?
    As leis aprovadas com compra de voto, serão ANULADAS ?

  • Fernando

    -

    19/11/2013 às 11:09

    SR. JOHN : DEIXE OS TUCANOS PARA LÁ, POIS SE PASSARAM + DE 10 ANOS QUE TUCANO NÃO ESTA NO PODER E A GANG NUNCA PROVOU NADA, MESMO SE ELES ROUBARAM . NUNCA FIZERAM O QUE ESTES GOVERNISTAS ESTÃO FAZENDO, ROUBANDO NA CARA DE PAU E TENTANDO FAZER DESTE LINDO PAÍS UMA REPUBLIQUETA DE MERDA.

  • Fernando

    -

    19/11/2013 às 10:54

    Não são tão otários assim, pois aquele que fugiu para a Itália esta com a grana de todos inclusive do chefão. É isso ai senhor OBSERVADOR.

  • jose francisco

    -

    19/11/2013 às 9:24

    Não sei porque moderação, publiquem se quiser, não estamos num pais democrático e civilizado? a livre expressão faz parte da democracia,ou estou errado?
    Comento: democracia não tem nada com isso. O blog é meu, e filtro para manter o nível.

  • jose francisco

    -

    19/11/2013 às 9:20

    O ruim que apesar se ficarem “presos”, porque não deixa-los livres más sem as fortunas que eles fizeram na vida política, nos roubando.
    Poderiam sim, viver com um salário mínimo ou os valores do bolsa família
    em um barraco de favela próximo a estes córregos fedorentos.
    Poderiam ficar livres más na pura miséria. Esquecemos o que aconteceu com LALAU do forum da B. funda, a família dele esta miséria?

  • Aurecy

    -

    19/11/2013 às 7:48

    Eu tbm dormi na minha casa e na minha gostosa cama!!! Vc retratou a nossa realidade (esquizofrênica) com muito bom humor!!!! Valeu!! Meu fígado agradece!!!

  • Obervador

    -

    18/11/2013 às 23:42

    Esses pilantras estão sendo presos no lugar do verdadeiro super-corrupto que é o Lula e mesmo assim os cretinos continuam calados, poderiam facilmente dizer que foram enganados por Lula que lhes aplicou o conto do vigário prometendo justiça social (seja lá o que for que isso signifique, talvez algum dia os faxineiros dos hospitais ganhem mais que os médicos mas eu não iria a esse hospital e vocês?). O mais importante é que o safado do Lula conseguiu se livrar da prisão e ainda arrumou uns trouxas para irem no seu lugar e esses trouxas ainda o defendem, são mais otários que os militantes que vão a passeatas e coisas do tipo e enquanto isso o satânico bandido comunista Fidel Castro pode tramar novos golpes contra o Brasil diretamente do inferno chamado Cuba onde todos os dias milhares de vítimas tentam fugir a todo custo inclusive enfrentando tubarões famintos que cercam a ilha dos horrores

  • John

    -

    18/11/2013 às 23:34

    O legal é ver comentários dizendo “o PT roubou, mas os tucanos roubaram também”. É pra morrer de rir, não? O que importa, é punir os culpados! Roubo é roubo! Seja tucano ou PeTralha.

  • Jovita

    -

    18/11/2013 às 20:27

    Rodrigo, só resta compartilhar, para que todos tenham momento de descontração como eu tive! Obrigada colega!!!

  • Alessandro P

    -

    18/11/2013 às 19:59

    Rodrigo, parabens pela coluna!!
    Seu humor escrachado mas bastante oportuno e coerente, resume aquilo que gostaríamos de falar pra todo mundo! excelente!!

  • soy Yo

    -

    18/11/2013 às 17:16

    Pior é você criticar o pt e o caso do mensalão com um petista uhauhsuah, ele vem e diz que eles, os mensaleiros, roubaram só tantos milhões enquanto os tucanos roubaram tantos milhões a mais. Pessoas alienadas, foram manipuladas a criticar governos passados e esquecer que o que importa é o o governo presente e ainda aprenderam a ficarem conformados com a corrupção.

  • Cícero Teixeira

    -

    18/11/2013 às 16:42

    Levantar o braço ao alto, de preferencia o esquerdo, com o punho cerrado,é a conhecida e tradicional saudação dos comunistas. Nada mais que isto.

  • moto roubada

    -

    18/11/2013 às 16:36

    Quando um governo pende para o lado imoral da história é um “ENORME” sinal que algo ter que ser feito…. Infelizmente aqui é montado um circo que somos obrigados a escolher entre o mágico da cueca ou o Palhaço da TV. Na minha modesta opinião a estrutura deve ser mudada.

  • luis

    -

    18/11/2013 às 15:56

    Eles levantaram o punho pra mostrar o Rolex(r) Submariner, um verdadeiro luxo!

  • sandro

    -

    18/11/2013 às 14:54

    1) Quando ficou comprovado todo esquema de corrupção, o PT, diferente de outros partidos, não expulsou Genoíno, Zé Dirceu, Paulo Cunha, Delúbio e cia. Ao contrário. Abraçou-os ainda mais. Se esses caras são criminosos condenados pela Justiça e ainda são membros do PT, significa que o PT concorda com os crimes desses caras, admite criminosos entre seus membros e portanto é uma instituição criminosa. A juventude do PT fez um jantar para arrecadar fundos para os mensaleiros. Eles amam ou não esse caras que cometeram crimes contra você? Após a prisão, o próprio Lula ligou pros caras e disse: “Estamos Juntos”. Ele é ou não um comparsa? Você vai engolir isso?
    2) O sentimento de vergonha alheia ao ver Dirceu com sorriso amarelo e Genoino quase se cagando tentando manter a dignidade (coisa que não conseguiu) ao fazer aquele gestinho comunista patético, foi diametralmente substituído por enorme regozijo ao constatar que todo mundo cagou para a tentativa de imprimirem alguma pose heróica ao serem presos. Os caras fizeram o gesto “sagrado” entre assassinos e genocidas do nacional e do internacional socialismo. E esse gesto “sagrado” está, até agora, sendo amplamente profanado e ridicularizado pela internet, ultrapassando em milhas e milhas qualquer mensagem de apoio aos mesmos. Isso deixa claro que num ambiente realmente livre esses caras não são respeitados, suas ideologias são abominadas e a rejeição ao que eles planejam é gigantesca. Na internet, um ambiente que respira liberdade, fica nítido que esses caras são ridículos e não merecem respeito. Por isso, eles estão desesperados para criar o tal Marco Civil da Internet e acabar com esse ambiente 100% livre. Eles precisam urgentemente controlar o que você faz, lê e fala por aqui para evitar esse tipo de coisa futuramente. Você vai engolir isso?
    3) Petistas, blogueiros e twitteiros (alguns pagos inclusive com o seu dinheiro) continuam chamando Joaquim Barbosa de Macaco e Capitão do Mato pela internet. Uma rápida pesquisa e você encontrará até montagens gráficas colocando o Juiz nessas imagens. Nenhum militante de minorias ou patrulheiro do politicamente correto parece se importar com isso no momento. Justo eles que são tão atentos as minhas piadas, por exemplo. Preciso de mais provas que esse discurso de minorias é monopólio dos esquerdistas que por sua vez escolhem a dedo o que é racismo e o que não é para tentar calar ou rebaixar alguém que os incomoda? O que é racismo? Homofobia? Machismo? Se for de um esquerdista é um detalhe a ser ignorado. Se for de um opositor é um crime. Se você for do lado deles pode ser racista, criminoso e até mesmo matar (aliás, eles imprimem fotos de genocidas e usam na camiseta. Adoram isso). Pesquise na internet e comprove que o mesmo tipo de gente, os mesmos perfils fakes e reais no twitter e facebook e os mesmos blogueiros pagos por banners estatais que enchem o saco de comediante ou jornalista opositor dizendo que estão numa cruzada contra o racismo são os mesmos que no momento defendem os corruptos e estão, não com piadas, mas de forma séria e agressiva, chamando um honrado homem que cumpriu seu dever de macaco. Você vai engolir isso?
    4) A tentativa de tentar passar por nossa goela que Dirceu e Genoino são “presos políticos” consegue ser mais patética ainda do que aquele gestinho de punho cerrado que ambos fizeram quase se cagando nas calças e convulsionando em chiliquinhos risíveis. Como pode dois caras do partido de situação, do alto escalão do atual governo, da alta cúpula do PT, serem presos por perseguição política dentro do País que o seu governo comanda há 11 anos? Aliás, onze pessoas do esquema de corrupção foram presas. Mas somente os dois mais “famosinhos” e do alto escalão do PT são presos “políticos”. Você vai engolir isso?
    5) Por serem do partido dominante e da alta cúpula do governo não resta dúvidas que esses caras serão soltos logo. Ou cumprirão a pena com inúmeras regalias que você jamais terá direito caso um dia vá preso. E olhando para a Venezuela, aliada de longa data do PT na América Latina, ser preso em breve pode significar apenas “Não concordar com o governo”. Separe então esse momento que você viu alguns sociopatas serem presos, não para celebrar o fim da impunidade, pois ela está longe de acontecer. Separe esse momento para identificar os que estão contra você. Se informe sobre todos artistas, intelectuais, jornalistas, revistas, blogueiros, militantes e políticos que estão nesse exato momento defendendo esses criminosos e mandando mensagem de apoio pra eles – guarde esses nomes. Não confie neles. Todos aqueles que estão a favor de Genoino, Dirceu e mensaleiros são exatamente os mesmos que estão contra você. Não engula isso.
    Bom dia eleitores. Eleição 2014. Vote Certo!!!

  • Antonio

    -

    18/11/2013 às 14:11

    Pelo em ovo, Michael??
    É que você não deve trabalhar e recolher impostos. Dói ver esta gang de corruptos tirar onda de proletário, mas não largar o osso da mordomia e do poder. Lá fora, para o caso deles, ou é perpétua (EUA) ou pena de morte (China).

  • Lauro Dessoy

    -

    18/11/2013 às 13:40

    Estão brincando com coisa séria. Esse gesto tem um simbolismo sinistro e macabro para a humanidade.

  • Sergio

    -

    18/11/2013 às 13:38

    É o SUPER MEN… – SALÃO

  • manuel.ferreira

    -

    18/11/2013 às 13:36

    FILOSOFIA…
    FILOSOFIA do DIREITO…
    FILOSOFIA do DIREITO TRIBUTÁRIO…
    Falar mal é muito fácil…ofender é banal…humilhar é simples…
    DIFICIL , DIFICIL MESMO…
    É APLAUDIR quem TRABALHA , PRODUZ , POUPA e INVESTE…
    E é isso mesmo que DEVE SER FEITO pelas pessoas de BEM…
    ABOLINDO os IMPOSTOS DIRETOS , que são injustos , imorais , incorretos e colossais…
    E só penalizam as PESSOAS que fazem o que é CERTO e HONESTO…
    EM COMPENSAÇÂO…
    Só devem existir IMPOSTOS INDIRETOS sobre o consumo , a poluição , os vícios e as importações…
    O ESTADO RECEBE O MESMO VALOR…mas só de forma correta…
    Se concorda partilha e/ou adere aos Grupos IMPOSTOS INJUSTOS NÂO…REVOLUÇÂO DO BOM SENSO…NOVO OCIDENTE…
    Um abraço do amigo…manuel.ferreira82@yahoo.com.br

  • Santa

    -

    18/11/2013 às 13:24

    Rodrigo, essa gente é a escória da humanidade. Eles são moralmente piores do q seus companheiros de prisão estupradores, assassinos e sequestradores. Talvez somente pedófilos sejam piores do q esses lixos!

  • Ludwig

    -

    18/11/2013 às 13:21

    Clayton Moreira, você está carente…

  • Rodrigo

    -

    18/11/2013 às 13:11

    É pelo em ovo? Um cara sair vibrando uma condenação por corrupção, na minha opnião parece pouco. Se auto denominar um preso político quando o partido governista durante sua condenação é o seu próprio?!? Isso é uma clara tentativa de ludibriar o povo. Enquanto brasileiro levar política como futebol mais e mais destes virão…

  • soy Yo

    -

    18/11/2013 às 12:59

    E onde está o Lula? ele tbm deveria estar se entregando em uma delegacia chegando de “BMW” ou um “AUDI”, hã esses “Populistas ostentadores”. Afinal, o mensalão foi em prol do governo dele e ele teve conhecimento do ocorrido.

  • Julio Nascimento

    -

    18/11/2013 às 12:39

    Mais uma facção (PT), a disputar a liderança nas cadeias e favelas!!!!

  • Pri W

    -

    18/11/2013 às 12:32

    AHAUAHAUAHAUAAHU eu ri mto da montagem com a Anitta kkkkkkkkkkkk

  • Françoá de Melo Vieira

    -

    18/11/2013 às 11:58

    Para mim quem apoia esses mensaleiros ou já é corrupto ou um casulo de corrupto, e mais, o melhor castigo para esta cabroeira é confiscar todos os seus bens até eles comprovarem o que foi ganho honestamente, botá-los para catar latinhas e papelão na rua, dormirem em cima de papelão, para sentirem o que é miséria.

  • Michael

    -

    18/11/2013 às 11:26

    Engraçado ver isso e ler os comentários…
    Se estivesse com o punho aberto era nazista, se estivesse com o polegar erguido seria dando uma ideia que nada aconteceria, se desse tchau era dizendo um até logo, se mostra-se o do meio era mau educado, se não fizesse absolutamente nada seria por estar com medo, e assim vai ao infinito e além, brasileiro tem mania de procurar “pelo em ovo”.

  • Peterson

    -

    18/11/2013 às 11:11

    SUPER HERÓI GUERRILHEIRO: “Para PAPUDA e Avante!!!”

  • Márcio Rosa Alves

    -

    18/11/2013 às 10:58

    Simplesmente NOJENTOS!!! Dupla Cara de Paus!

  • Clayton Moreira

    -

    18/11/2013 às 10:51

    “Joseph Revolta” e o Dirceu de calça justinha foram pra rachar de rir!

  • JOSÉ EUSTÁQUIO

    -

    18/11/2013 às 9:37

    esse negócio do semi aberto para o José Dirceu até que é legal, assim nós podemos enviá-lo para a cadeia todos os dias….

  • Welber

    -

    18/11/2013 às 9:30

    Esse mesmo “punho cerrado” foi brilhantemente utilizados pelos Panteras Negras em 1968. Essas generalizações são aborrecedoras e incapazes de explicar algo.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados