Saldão do debate: o centro estende o tapete para os radicais
A colunista Lillian Witte Fibe analisa o desempenho dos candidatos à presidência no debate da Band
O primeiro debate entre os candidatos a presidente nas eleições de 2018 foi exibido pela Rede Bandeirantes de televisão na última quinta-feira (9). Lillian Witte Fibe ressalta os momentos do programa que tiveram mais repercussão e analisa as particularidades de cada um dos oito convidados: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin(PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).
Em matéria de técnica de oratória, Lillian avalia que Boulos foi quem se saiu melhor, por falar frases claras, ter intimidade com a câmera e utilizar uma linguagem mais próxima dos eleitores. “O centro ainda está fazendo a velha política. Os extremos têm utilizado uma linguagem moderna e demonstram ter conhecimento da importância das redes sociais”.
Ela também aponta que Alvaro Dias errou feio ao utilizar o tempo de resposta da pergunta escolhida pelo público, sobre desemprego, para se apresentar. “Foi um exemplo clássico do que não se deve fazer”, pondera Lillian. Segundo a colunista, isso foi um ponto positivo para Alckmin, já que Dias é um dos candidatos que tira votos do tucano. Assista ao ‘Estúdio Veja’.