A vida de Guido Sant’anna, o violinista prodígio do Brasil
Aos 13 anos, o jovem já foi aprovado para uma bolsa da escola americada Graded
Nascido no bairro de Parelheiros, na periferia de São Paulo, Guido Sant’anna, de 13 anos, é considerado o mais promissor violinista do país. Seu primeiro contato com o violino foi por incentivo de seu irmão mais velho, que aprendeu a tocar o instrumento em uma escola de bairro. No entanto, Guido só começou a tocar com 5 anos. “Antes disso meu braço não tinha tamanho para segurar o violino. Vendo meu olho brilhar, meu avô materno negociou um modelo usado e me deu de presente”, relembra o jovem.
Mais tarde, o Guido integrou uma orquestra pequena de bairro. Na mesma época, foi chamado para gravar uma cena da novela “Carrossel”, do SBT. No canal, conheceu o maestro Júlio Medaglia, que se encantou pelo trabalho de Guido e o convidou para participar de um concerto na Sala São Paulo. “Toquei com artistas que tinham de carreira mais tempo que eu tinha de vida”, conta Guido.
Em 2018, o menino foi o único latino-americano a participar do concurso “Menuhin Competition“, um dos principais concursos de violino do mundo para jovens de até 22 anos. Há 4 anos, foi aprovado para uma bolsa da escola americada Graded, que possui uma mensalidade media de 9 mil reais.