De acordo com pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019 cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos, ou 17% do total disponível para os consumidores, foram parar no lixo das residências, varejos e restaurantes.
Esse peso equivale a aproximadamente 23 milhões de caminhões de 40 toneladas totalmente carregados – se alinhados, eles poderiam dar sete voltas ao redor da Terra.
Mas o descarte de alimentos não para por aí. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization) estima que, entre a colheita e a chegada aos pontos de venda no varejo, cerca de 14% dos legumes, verduras e frutas são perdidos. Essa quantidade poderia reduzir os números alarmantes de pessoas em situação de insegurança alimentar grave ou moderada – só no Brasil são aproximadamente 70 milhões.
O descarte de alimentos, do campo à mesa
Por trás dessa elevada perda dos hortifrútis entre a saída da fazenda e a chegada aos mercados estão falhas e descuidos tanto na fase do transporte quanto do armazenamento. Fatores como a má qualidade das instalações e do acondicionamento bem como a falta de refrigeração prejudicam não só a textura, o sabor e a cor, mas também suas propriedades nutritivas.
Somam-se a isso as compras excessivas, feitas pelos mercados tradicionais, que por não terem previsibilidade de suas vendas futuras acabam acumulando produtos em seus estoques, e o pior, mantendo-os em condições inadequadas em lojas físicas. O resultado? Tomates mofados, frutas que passaram do ponto, verduras estragadas.
É uma conta que não fecha, e na qual todos ficam no negativo: quanto maior o descarte de alimentos, mais pessoas passam fome e mais caros se tornam esses itens.
Como mudar esse cenário?
As Nações Unidas estabeleceram a meta de reduzir as perdas e desperdícios de alimentos como um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Conhecida como Meta 12.3 dos ODS, ela estipula que até 2030 o mundo reduza o descarte de alimentos pela metade.
A meta é ambiciosa e para alcançá-la é preciso que todos façam a sua parte. No transporte e armazenamento, mais cuidado com a temperatura e embalagem, entre outros fatores, para preservar a aparência e o valor nutricional.
Já na casa do consumidor, vale planejar melhor as compras e o preparo das refeições, armazenar os alimentos de forma mais adequada e buscar receitas para reaproveitar aquelas sobrinhas da geladeira.
A revolução do comércio online
O setor do varejo online vem se destacando por sua capacidade de manter a qualidade dos hortifrútis e, consequentemente, reduzir a quantidade jogada no lixo.
Na Shopper Fresh, por exemplo, a atenção com esses itens está presente em todas as etapas, desde a seleção dos fornecedores até a entrega na casa do consumidor. Assim, enquanto nos mercados os alimentos são mantidos em temperaturas inadequadas para a conservação, na Shopper eles permanecem em condições controladas, específicas para preservar todas as suas propriedades.
Além disso, a Shopper Fresh adquire os alimentos por demanda – o sistema adotado pela empresa é o de compra programada. Ou seja, só depois que efetua a venda, ela adquire o item do produtor, uma estratégia que contribui justamente para evitar perdas e garantir que os hortifrútis cheguem fresquinhos à sua casa – e por um preço bem melhor.
E, em maio, mês em que a Shopper Fresh comemora três anos, a loja oferecerá produtos com até 30% de desconto e brindes para os clientes. Aproveite!
Saiba mais sobre a Shopper
Atuando com sistema de reabastecimento de itens de consumo doméstico, como produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos, bebidas, utilidades e até mesmo para os pets, a Shopper segue o modelo de compras programadas: você monta sua cesta, escolhe o dia de entrega e finaliza sua compra. A partir de então, recebe em casa todos os itens solicitados, com praticidade e economia todos os meses.
E como facilidade é palavra-chave para a Shopper, a sua lista é salva no site ou app e uma entrega fica automaticamente pré-agendada para o período selecionado. Assim, você receberá lembretes para alterar sua lista antes dos próximos envios (ou até alterar a data, se precisar antecipar, adiar ou pular uma entrega) – sua compra é totalmente flexível.
São quatro lojas da Shopper, que funcionam de forma independente e estão disponíveis tanto no site quanto no app.
Shopper Programada: pensada para sua compra pesada de mês, na loja é possível comprar alimentos de mercearia, material de limpeza, itens de higiene, bebidas etc. Sua lista fica salva com uma entrega pré-agendada, mas você pode ajustar a frequência com que quer receber essa compra.
Shopper Fresh: frutas, legumes, verduras, produtos congelados e refrigerados e demais itens que contam com período de validade mais curto são entregues semanalmente ou quinzenalmente em sua casa, e chegam bem fresquinhos.
Pet Shopper: itens para cães, gatos, pássaros, roedores e peixes entregues com uma periodicidade bem flexível – você pode escolher o envio a cada duas semanas ou, até, a cada três meses.
Compra Única: compras pontuais entregues em um dia. A modalidade é perfeita para atender a demandas inesperadas ou quando você precisa comprar algo que foge do consumo recorrente, como, por exemplo, no caso de eventos ou viagens.