O Twitter baniu permanentemente na noite desta sexta-feira, 8, a conta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Com isso, o perfil do republicano já está fora da ar na rede social. “Após uma análise cuidadosa dos tuítes recentes do @realDonaldTrump e o contexto em torno deles, suspendemos permanentemente a conta devido ao risco de mais incitação à violência”, disse a empresa.
After close review of recent Tweets from the @realDonaldTrump account and the context around them we have permanently suspended the account due to the risk of further incitement of violence.https://t.co/CBpE1I6j8Y
— Twitter Safety (@TwitterSafety) January 8, 2021
Em um post no blog da companhia, o Twitter detalhou a decisão, dizendo que perfis de autoridades eleitas e líderes mundiais não podem estar totalmente acima das regras da plataforma e nem usá-la para incitar violência.
Usuários da rede social vinham pressionando a plataforma por medidas mais drásticas desde que um grupo de apoiadores de Trump invadiu o Capitólio, na última quarta, onde acontecia a reunião que certificou a vitória Joe Biden nas eleições presidenciais. Cinco pessoas morreram.
O vice-presidente Mike Pence e parlamentares que estavam no Congresso foram retirados às pressas por seguranças e muitos tiveram de se esconder atrás de móveis. O Twitter também foi usado por Trump para se dirigir a seus apoiadores e divulgar imagens das manifestações. Durante os atos, Trump pediu, na rede social, que os manifestantes não atacassem a polícia e que retornassem às suas casas. No entanto, em vez de criticá-los, ele disse “entender a dor” dos apoiadores, chamando-os de “especiais”.
Leia também:
- Melhor Microondas: 11 modelos para comprar em 2021.
- Escova Rotativa: 6 modelos para comprar em 2021.