Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Realidade virtual: como ela pode ajudar quem sofreu de AVC

Pesquisadores desenvolveram dois aplicativos cuja finalidade é a recuperação física de pacientes com movimentação restrita

Por Carla Monteiro Atualizado em 27 abr 2017, 20h01 - Publicado em 27 abr 2017, 15h24

Pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp) apresentaram, em congresso internacional realizado no final de março, dois aplicativos de realidade virtual para smartphones voltados à reabilitação física de pacientes com restrições motoras (como alguém que foi vítima de um AVC, por exemplo). A proposta é usar a tecnologia como benefício de usuários que necessitam passar por tratamentos fisioterapêuticos de média e longa duração.

Foram dois softwares apresentados, o e-Street e o e-House. Ambos possuem o mesmo objetivo: simular situações do cotidiano utilizando realidade virtual. Porém, o que os diferencia são os ambientes. Enquanto o e-Street permite que o usuário explore circunstâncias do espaço urbano, como caminhar por ruas, com o e-House é possível simular situações caseiras, como andar em volta da casa ou treinar a subida e descida de escadas. “Diferentemente dos aplicativos de realidade virtual comuns, o e-Street e o e-House obedecem aos comandos físicos do usuário, o que permite a simulação de movimentos como a caminhada, por exemplo”, disse ao site de VEJA o educador físico Alexandre Brandão, um dos pesquisadores do projeto.

A equipe também desenvolveu dispositivos de apoio aos softwares. Para caminhar com o e-Street, por exemplo, o usuário coloca em seu tornozelo dois sensores que vão captar seus movimentos e transmitir seus comandos ao smartphone. De acordo com os autores da iniciativa, os primeiros testes dos aplicativos, para a reabilitação motora de pacientes que sofreram AVC, começaram em março. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.