Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Portas da linha-4 do metrô vão fazer reconhecimento facial de usuários

O mapeamento das expressões vai dizer aos anunciantes por quanto tempo o usuário prestou atenção em uma propaganda

Por André Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 abr 2018, 16h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em pouco tempo, anunciantes da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo vão saber quando os usuários prestaram atenção em uma publicidade e até mesmo se gostaram ou não da propaganda.

    A concessionária divulgou nesta semana que “portas interativas” serão instaladas nas áreas de embarque e desembarque das linhas Luz, Paulista e Pinheiros.

    O novo recurso terá câmeras que podem identificar as expressões dos usuários e captar a audiência em tempo real para mensurar resultados.

    A tecnologia permitirá reconhecimento facial, visando analisar a reação dos usuários frente ao conteúdo exibido. Um estudo das emoções do passageiro, a partir de expressões faciais, será realizado, aproveitado pela própria concessionária e repassado para anunciantes.

    Contudo, em tempos onde a privacidade e a utilização de dados pessoais por empresas com interesses escusos estão em xeque, como no caso Facebook e Cambridge Analytica, ser observado todos os dias por empresas diferentes pode ser um incômodo para muitos.

    Continua após a publicidade

    Mas segundo o advogado Renato Opice Blum, coordenador do curso de direito digital do Insper, em São Paulo, não existe ilegalidade no registro de audiência da publicidade exibida no metrô. “Aparentemente ninguém será identificado nem terá seus dados vinculados ao anúncios. Esse tipo de tecnologia já é usado em espaços públicos do mundo inteiro e pode ser utilizado para melhorar o serviço”, afirma.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.