A judoca brasileira Beatriz Souza, ganhadora da primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada de Paris, é também um fenômeno da tecnologia. Como outros atletas que concorrem nos jogos, ela viu o seu número de seguidores nas redes sociais se multiplicar em progressão geométrica após uma conquista. Logo depois da vitória sobre a israelense Raz Hershko na final da categoria mais de 78 quilos, nesta sexta-feira, 2, o perfil de Beatriz no Instagram, que contava com cerca de 15 mil pessoas às 11h30, chegou em um milhão às 13h55.
“Mulherada, pretos e pretas do mundo todo, acreditem”, disse ela, na zona mista do Gran Palais, ao saber dos números e comentar sobre a conquista. “É possível.” Um dos propulsores desse movimento foi a Cazé TV, que está transmitindo as competições pelo YouTube. A emissora virtual está fazendo mutirão para seguirem as páginas de todos os atletas. A ideia é ampliar a visibilidade e facilitar patrocínios para os brasileiros.
Como Beatriz conquistou o ouro?
A vitória foi desenhada logo nos primeiros 30 segundos de luta, quando a brasileira conseguiu um wazari ao derrubar a israelense, em meio a uma tentativa de aplicar um o-soto-gari – varrida por fora da perna da adversária, empurrando-a contra o pé. Com a queda da israelense, a brasileira abriu a pontuação.
Com duas advertências por falta de iniciativa, o combate continuou com a israelense quase aplicando um golpe que poderia igualar o placar, mas Beatriz soube se desvencilhar, evitando tocar o solo com sua lateral ou as costas.
A brasileira, então, se manteve concentrada, administrando a vantagem, com a israelense já demonstrando cansaço. A vitória colocou o Brasil na 18ª posição no quadro geral, com uma medalha de ouro, três de prata e três de bronze.
(Com Agência Brasil)