Clique e assine a partir de 9,90/mês

Museu de Nova York disponibiliza obras de arte na internet

A intenção da iniciativa é democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento. Confira alguns exemplares que podem ser vistos online

Por Carla Monteiro - Atualizado em 20 fev 2017, 17h45 - Publicado em 20 fev 2017, 17h44

O Museu Metropolitano de Arte de Nova York, o Met, disponibilizou obras de arte de seu acervo em uma plataforma online. No total, mais de 375 mil imagens agora estão em domínio público e disponíveis para serem vistas por qualquer pessoa. É possível baixar, compartilhar e até mesmo realizar algo impossível de se fazer em um museu no mundo, digamos, real: desenhar intervenções na obra original (sem qualquer restrição).

E esse é só o começou. O Met ainda possui outras 65 mil imagens para serem digitalizadas. Ela só não foram incluídas no projeto por ainda não serem de domínio público, ou seja, seria preciso pagar caso se quisesse vê-las.

Confira algumas obras de arte do Met, que já podem ser admiradas na internet (neste link):

O Google fez antes

Continua após a publicidade

O Google também tem uma iniciativa parecida, que, segundo se declara, visa a democratização da cultura: a Google Arts and Culture (Google Arte e Cultura, em português). O projeto também reúne, num site, obras de arte espalhadas por diversos museus e instituições do mundo. Sem sair da frente da tela, é possível conhecer o Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro, ou o Sigmund Freud, da Áustria. Há ainda opções que abrangem outras áreas científicas do conhecimento, como o Museu Nacional de Ciências Naturais, do Taiwan, e o Mineralógico e Geológico da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.  

Confira algumas imagens do projeto do Google:

Publicidade