Morre Tadao Takahashi, pioneiro da internet no Brasil
Integrante do Hall da Fama da Internet, pesquisador foi fundador e dirigente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
O fundador e primeiro dirigente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduardo Tadao Takahashi, faleceu aos 71 anos, nesta quarta-feira (6), devido a complicações cardíacas. O velório será na sexta-feira (8), em Campinas.
Integrante do Hall da Fama da Internet, Takahashi foi fundamental no planejamento e implantação da internet no Brasil. Ele iniciou uma das primeiras redes acadêmicas no país e foi uma força importante para a coordenação com outras redes acadêmicas nacionais para estabelecer uma espinha dorsal que acabaria se tornando a internet brasileira.
Em sua trajetória, Takahashi ajudou a moldar políticas públicas sobre iniciativas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Participou da concepção das linhas gerais do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e integrou o conselho deste Comitê.
Ele foi também o criador e presidente do Programa Nacional para a Sociedade da Informação do Brasil (SOCINFO), uma iniciativa nacional para articular e expandir o uso estratégico da Internet no Brasil nas principais áreas de aplicação, incluindo governo, educação e saúde. Takahashi estava à frente do projeto i2030, para pensar o que seria a internet em 2030.
Geraldo Magela/Agência Senado
Mega da Virada: de onde saíram os seis bilhetes vencedores, incluindo as apostas via internet
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Presidente da Bolívia assina decreto para governar a distância em meio a disputa com o vice







