Namorados: Assine Digital Completo por 1,99

Meta planeja construir rede social semelhante ao Twitter

Projeto foi confirmado em comunicado da empresa de Mark Zuckerberg; Adam Mosseri, do Instagram, está liderando o projeto

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 mar 2023, 11h25 - Publicado em 10 mar 2023, 11h22

Primeiro, a Meta, antiga Facebook, imitou o Twitter ao testar cobranças por selos de verificação. Agora, a empresa de Mark Zuckerberg foi além na imitação: está planejando construir uma nova plataforma à imagem e semelhança da rival, que não é tão grande, mas tem muito poder de influência. A notícia foi divulgada pelo site especializado em tecnologia MoneyControl e confirmada por agências como a Reuters.

“Estamos explorando uma rede social descentralizada autônoma para compartilhar atualizações de texto”, disse um porta-voz da Meta à Reuters em um comunicado por e-mail. “Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses.”

O aplicativo da Meta será baseado em uma estrutura descentralizada como o Mastodon, um serviço semelhante ao Twitter que foi lançado em 2016 e agora tem cerca de 2 milhões de usuários ativos mensais. O chefe do Instagram, Adam Mosseri, está liderando o projeto, segundo o comunicado.

O projeto tem o codinome “P92”, que permitirá aos usuários entrem na rede por meio de suas credenciais no Instagram. O produto ainda está em seus estágios iniciais e nenhuma data de lançamento foi definida, mas as equipes jurídicas e regulatórias da empresa já começaram a investigar possíveis problemas de privacidade em torno do aplicativo para resolvê-los antes do lançamento.

Além da Mastodon, várias plataformas rivais foram lançadas ou ganharam força nos meses desde que Elon Musk assumiu o Twitter – entre elas estão Koo, Post.news e T2.

A Meta, que teve uma explosão de crescimento de usuários após a aquisição do Instagram e do WhatsApp, no início de 2010, tem enfrentado intensa concorrência do aplicativo de vídeos curtos TikTok. Os usuários ativos mensais para sua família de aplicativos cresceram 4,2% no último trimestre de 2022, em comparação com o crescimento de 8,8% no mesmo período do ano anterior.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai a partir de R$ 7,48)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.