Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Membros do Congresso dos EUA alertam Biden sobre empresa chinesa

Controladora da 99 Taxi no Brasil, a Didi chamou a atenção dos congressistas pelo possível compartilhamento de dados de usuários com o governo da China

Por Sabrina Brito 1 nov 2021, 18h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Didi
    A Didi está sob escrutínio nos Estados Unidos. (Reprodução/Getty Images)

    No último dia 26, seis membros do Congresso dos Estados Unidos enviaram uma carta ao Governo Biden em que requerem a aplicação de diversas restrições à Didi, empresa chinesa responsável, por exemplo, pelo controle da 99 Taxi no Brasil. Entre os pedidos dos políticos estão a proibição do uso de produtos e serviços da Didi por militares e participantes do governo norte-americano.

    No documento, os congressistas afirmam que o Ministério de Segurança Estatal chinês está bastante envolvido com a Didi por meio de ações regulatórias, com membros do governo chinês presentes em escritórios da companhia e com acesso aos dados por ela coletados. Em se tratando de uma empresa que opera com base na análise de informações colhidas de seus usuários, que ultrapassam os 335 milhões por todo o mundo, a quantidade de dados de que se fala é significativa.

    Assim, nomes, profissões, idades e endereços visitados por quem usufrui de aplicativos como o 99 Taxi são informações que a Didi recolhe e que, de acordo com os políticos dos Estados Unidos, podem estar sendo passadas ao Estado chinês. Com base nessa suspeita, eles requerem ainda o lançamento de uma investigação aprofundada da empresa.

    A carta menciona ainda a presença da Didi em países aliados dos EUA, como a Austrália, e em seus vizinhos, o que deixaria os Estados Unidos ainda mais vulneráveis em caso de mau uso dos dados coletados. Segundo os congressistas, é preciso ter em mente que o Ministério de Segurança Estatal da China pratica espionagem e ataques cibernéticos contra a nação e seus aliados com frequência.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.