Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Meia-idade começa aos 35 e termina aos 58, diz estudo

A juventude termina aos 35 e a terceira idade começa aos 58 anos. É isso que afirma uma pesquisa realizada pela Universidade de Kent, na Grã-Bretanha. Conforme os autores do estudo, os 23 anos entre as duas etapas da vida equivalem ao que os especialistas chamam de meia-idade.

A classificação dos 58 anos como início da terceira idade chega como uma surpresa para quem já passou dessa fase, mas ainda não se considera um idoso. A lista inclui o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e a atriz Jane Seymour, ambos com 59. Kathryn Bigelow, vencedora do Oscar pela direção de Guerra ao Terror, por exemplo, não aparenta os seus 58.

Os pesquisadores britânicos ressaltam que, embora considerem idosas pessoas na faixa dos 60, o público em questão tem vivido de forma muito mais ativa e intensa do que em outras épocas. A divulgação do estudo ocorreu nesta semana, em uma reunião entre especialistas da Universidade de Kent e o Conselho de Pesquisa Econômica e Social da Grã-Bretanha.

Os cientistas perguntaram para os participantes da pesquisa quando a juventude termina e quando a terceira idade começa. Para os britânicos, a meia-idade tem seu início aos 35 e termina aos 58. O estudo também mostrou opiniões diferentes quando os voluntários eram mais jovens. Para o público entre 15 e 24 anos, a meia-idade começa aos 28 e termina aos 54.

Como já era de se esperar, o grupo de pessoas mais velhas, na faixa dos 80 anos, afirmou que a juventude termina aos 42 anos e a terceira idade só começa aos 67. O estudo britânico ainda ressaltou que existe uma grande divergência sobre quando começa ou termina cada etapa da vida para os europeus. Os portugueses acreditam que a juventude termina aos 29, enquanto em Chipre a média é 45. O povo de Portugal também acha que a terceira idade começa aos 51, enquanto na Bélgica as respostas giraram em torno dos 64.