Clique e assine com até 92% de desconto

Há 20 anos, a World Wide Web era criada

Sistema nasceu em um escritório no laboratório europeu CERN, permitindo a criação de serviços tão importantes quanto a televisão e o rádio

Por Da Redação 6 ago 2011, 13h47

A web faz 20 anos neste sábado. O primeiro website nasceu no dia 6 de agosto de 1991 no escritório do engenheiro inglês Tim Berners-Lee, na época funcionário do CERN, o laboratório de pesquisas atômicas da Europa. Comumente confundida com a própria internet, a web se tornou uma plataforma de comunicação tão importante quanto o rádio e a televisão. O sistema de publicação conhecido como World Wide Web, ou WWW, nasceu com a ideia de que qualquer pessoa poderia compartilhar conhecimento utilizando uma linguagem de publicação (HTML, HyperText Markup Language).

A web foi então construída em cima da própria internet, a rede mundial que liga todos os computadores. De lá para cá, grandes empresas surgiram dependendo exclusivamente dela. É o caso do gigante dos gigantes Google e Amazon.

Além disso, a web permitiu o nascimento de ferramentas de comunicação como o Facebook. Cerca de 71% dos adultos americanos estão na rede social, que conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo.

Internet vs. WWW – A internet nasceu no fim da década de 1960 ligando computadores do exército e de faculdades americanas. A rede permitia a troca de informações de diversas naturezas, como mensagens e relatórios. A World Wide Web é um sistema onde documentos podem ser publicados e posterioremente acessados por meio de um browser, como o Internet Explorer, Firefox e Chrome.

O primeiro documento publicado na WWW está replicado aqui.

Continua após a publicidade
Publicidade