Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Games: homens voltam a ser maioria entre os consumidores, diz pesquisa

Levantamento mostra que classe média e negros também representam a maior parcela

Por Luiz Paulo Souza
Atualizado em 5 abr 2023, 12h31 - Publicado em 5 abr 2023, 12h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um levantamento da Pesquisa Game Brasil mostrou que pela primeira vez nos últimos 8 anos os homens são maioria entre os consumidores de jogos eletrônicos, com uma parcela de 53,8% do público. Segundo o levantamento, a classe média e os negros também dominam o mercado: são 65,7% e 54,1% dos jogadores, respectivamente.

    O estudo ainda revelou que 7 em cada 10 brasileiros têm o hábito de jogar regularmente. Apesar do número alto, essa é a menor fração desde 2019. Os hábitos de consumo ainda se mostraram diferentes entre os grupos. Mulheres, assim como os mais velhos e de classe social baixa, preferem os smartphones. Homens, como os mais jovens e mais ricos, são mais ávidos por consoles e computadores.

    Esse é o décimo ano em que o levantamento é realizado e mostrou que, além da alta aderência, os consumidores também estão bastante engajados: 82,1% consideram os jogos digitais como uma das principais formas de entretenimento.

    O questionário ainda indagou os participantes a respeito de metaverso, tema que ganhou tração nos últimos anos e que remete a um mundo virtual que replica a realidade utilizando dispositivos digitais. 78,7% são familiarizados com o conceito, mas apenas 19,8% já estiveram em alguma dessas realidades paralelas.

    Continua após a publicidade

    Desde 2019, Mark Zuckerberg, dono da Meta, já investiu mais de 10 milhões de dólares para tentar tomar a dianteira nos mundos virtuais, mas a necessidade de contato físico no pós-pandemia se impôs e a ideia parece não ter dado muito certo – pelo menos por enquanto. Apesar disso, 26% ainda acham interessante a ideia de investir em um imóvel digital, e pelo menos 30% são a favor de usar equipamentos de realidade aumentada para trazer objetos do ciberespaço para a vida real.

    A pesquisa contou com a participação de 14.825 pessoas, foi realizada entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro deste ano e levou em consideração a distribuição populacional brasileira de acordo com o IBGE.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.