Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fórum que celebrou atentado em Suzano ameaça universidade gaúcha

Polícia Federal e Abin foram acionadas após mensagem em página na deep web mencionar atentado na UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou uma nota informando que, “assim como algumas outras universidades brasileiras, recebeu informações de ameaça de atentado no Campus do Vale, semelhante ao ocorrido em Suzano (SP)”. Após circularem pelas redes sociais reproduções de mensagens incitando ataques, a universidade afirma que acionou o setor de segurança da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), polícias Federal (PF) e Civil, além do setor de inteligência da Brigada Militar (BM), e ainda reforçou a segurança interna nos campi em Porto Alegre.

Veja também

A mensagem em questão veio do site da deep web (a parte da internet que não está em buscadores como o Google) Dogolachan, autointitulado “o maior grupo de extrema direita do Brasil”. Nela o autor anônimo diz: “Fiquem ligados nas notícias no Rio Grande do Sul (…) irei estuprar a sociedade, estou cansado dessas merdalheres mirims, ricas, branca e fodidas (….) vocês mulheres iram pagar caro. Outro comenta abaixo: “Sugestão: Faça na UFRGS, no Campus do Vale, a segurança é meramente patrimonial, os raros guardinhas são tão cabaços que negros assaltam-os para roubar-lhes a arma e a BM não pode entrar lá”.

Reportagem de VEJA também verificou a postagem da foto de uma espingarda com cartuchos e uma folha de papel com a data de 14 de março de 2019 feita a caneta. Ainda que o armamento não esteja relacionado a um possível ataque, indica que os membros do grupo estão armados.

O chan já está sob investigação do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Civil, após surgirem suspeitas que ligam o atentado em Suzano ao fórum.