Facebook, Instagram e WhatsApp relatam problemas de conexão
Empresa publicou mensagem em seu perfil no Twitter admitindo queda nos serviços, mas não revelou a causa

Nesta segunda-feira, 4, o Facebook e suas plataformas Instagram e WhatsApp caíram em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Em uma mensagem publicada no seu perfil no Twitter, a empresa de tecnologia escreveu: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”.
A empresa não informou, no entanto, o que pode estar causando a interrupção, que começou por volta das 12h45, horário de Brasília. É normal que sites e aplicativos sofram interrupções, embora uma em escala global seja rara. Os usuários relataram não conseguir acessar o Facebook nos Estados Unidos, na Europa e na América do Sul.
We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible, and we apologize for any inconvenience.
— Facebook (@Facebook) October 4, 2021
O site Downdetector, que rastreia interrupções coletando relatórios de status de uma série de fontes, incluindo erros enviados por usuários em sua plataforma, mostrou que houve mais de 50.000 incidentes de pessoas relatando problemas com o Facebook e Instagram. A interrupção pode estar afetando um grande número de usuários. Claro, Vivo e Oi também estão com problemas, segundo a plataforma.
O Facebook está passando por uma grande crise depois que a fonte da série de reportagens do Wall Street Journal expondo a consciência da empresa sobre pesquisas internas sobre os efeitos negativos de seus produtos e decisões se tornou pública no programa da TV americana 60 Minutes, no domingo. Frances Haugen foi identificada como a mulher que anonimamente registrou queixas junto às autoridades federais de que a própria pesquisa da empresa mostra como aumenta o ódio e a desinformação, leva a uma polarização crescente e que o Instagram, especificamente, pode prejudicar a saúde mental dos adolescentes.