PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Estudo: Olhar para o celular é contagioso

Se uma pessoa verifica o celular perto de outros indivíduos, metade destes checará o próprio smartphone dentro de segundos

Por Sabrina Brito 30 abr 2021, 13h59

Uma nova pesquisa, coordenada por cientistas da Universidade de Pisa (Itália), sugere que checar o smartphone é uma ação contagiosa, um reflexo parecido com o bocejo, que pode ser passado de pessoa a pessoa. Os especialistas revelaram que, se um indivíduo pega o celular com outras pessoas por perto, metade delas verificará o smartphone nos trinta segundos seguintes.

Ao longo do estudo, os pesquisadores analisaram grupos de indivíduos em seus cotidianos, inclusive no trabalho, em parques e em restaurantes. Eles constataram que, de forma geral, as pessoas se dividiam em dois tipos: os “gatilhos”, que pegam o celular primeiro, e os observadores, contagiados por essa conduta.

Assim, o experimento envolveu a observação de 721 eventos do tipo e contou com 103 participantes, nenhum deles cientes da pesquisa. Como resultado, foi descoberto que 50% dos observadores checavam os aparelhos trinta segundos depois do primeiro a fazê-lo. Se ninguém engatilhasse esse comportamento, o número caía para apenas 5%.

De acordo com o estudo, checar o smartphone é uma espécie de resposta espontânea de imitação, contagiosa e capaz de gerar imitação inconsciente. Não à toa, é extremamente comum se deparar com grupos de pessoas reunidas em locais públicas, mas cada uma com seu celular na mão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.