Caso iFood: como o usuário deve proceder se tiver dúvidas
Empresa anunciou que incidente foi causado por funcionário de parceiro e garantiu que dados de pagamento e pessoais dos usuários não foram acessados
O incidente do início desta semana envolvendo o aplicativo iFood gerou insegurança e dúvida nos usuários sobre como se deve proceder diante de situações semelhantes. Na terça-feira, 2, restaurantes listados no programa de entrega de refeições tiveram os nomes trocados por mensagens ofensivas a Lula e Marielle Franco, por mensagens antivacina e negacionistas, além de ofensas políticas.
O que parecia ser um ataque hacker, foi, segundo o próprio iFood, “causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma”. De acordo com a empresa, o acesso do parceiro comercial foi terminado e os acessos bloqueados.
Em suas redes sociais, o iFood esclareceu que “os meios de pagamento dos clientes estão seguros”. A empresa também garantiu que os meios de pagamento não são armazenados nos seus bancos de dados, são gravados apenas nos dispositivos dos usuários, o que descartaria o comprometimento de dados de cartões de crédito. “Também não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais de clientes ou entregadores cadastrados na plataforma”, conclui a mensagem.
O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.
Siga— iFood (@iFood) November 3, 2021
Para os usuários que ainda estão em dúvida sobre o que fazer, a empresa aconselha duas alternativas:
- Cancelar a conta, o que pode ser feito na seção ajuda do aplicativo. Nesse caso, no entanto, a exclusão dos dados demora 45 dias para ser executada completamente.
- Alterar as formas de pagamento na seção correspondente e excluir os cartões cadastrados ou substituí-los por outros.
No DF, Flávio Bolsonaro lidera para presidente da República e Michelle é a favorita para o Senado
PGR arquiva investigação contra Jair Bolsonaro por falta de provas
Maior parte dos eleitores acredita que Flávio Bolsonaro levará candidatura até o fim, diz pesquisa
As razões da separação de Paolla Oliveira e Diogo Nogueira, segundo os próprios
A radical atitude de Paolla Oliveira após término com Diogo Nogueira





