Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Black Friday: o perfil do comprador online brasileiro

Levantamento da Ipsos revelou que brasileiro médio gasta mais de R$ 500 por mês em compras via smartphone

Por Sabrina Brito 29 nov 2019, 11h49

Em uma pesquisa encomendada pelo PayPal, a Ipsos, empresa francesa focada em pesquisas de mercado, realizou um levantamento focado nos hábitos de consumo online por pessoas de todo o mundo. Entre julho e agosto deste ano, a empresa realizou entrevistas virtuais com cidadãos de onze países e revelou, entre outras coisas, que mais da metade dos brasileiros que compra pelo celular tem o costume de adquirir produtos de sites estrangeiros.

A pesquisa aprofunda uma visão sobre o uso da internet voltado à comercialização no país. Levando em consideração que, como país, o Brasil é o quarto maior usuário de internet no mundo (atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos), não é de se estranhar que a compra e venda pelo meio digital, conforme apontou o estudo, seja prática comum no país. Um hábito que se intensiva na Black Friday – e é o que leva o evento a ter tanto sucesso no mercado nacional.

No total, a Ipsos coletou informações de 2 mil consumidores e 500 lojistas brasileiros, de um total de 22 mil compradores e 4,6 mil vendedores, espalhados por onze mercados. O estudo indicou, por exemplo, que quase 80% das pessoas que fazem compras online usaram seus smartphones para consumir produtos durante os seis meses que antecederam a pesquisa.

Outro dado impressionante, desta vez em âmbito nacional, é o da quantidade de brasileiros que usam a internet para fins de comercialização: 92%. Dada a procura, os vendedores daqui se adaptaram à demanda digital: 74% dos lojistas possui sites responsivos para dispositivos móveis, contra a média global de 63%.  A diferença faz sentido, sobretudo quando se considera que, segundo o IBGE, os smartphones são o principal meio utilizado pelos brasileiros para acessar a internet.

Continua após a publicidade

O estudo revelou ainda quanto dinheiro o brasileiro mediano gasta no varejo via smartphone. A estimativa da Ipsos é de que, no Brasil, o gasto médio gire em torno de R$ 503 por mês, em compras via celular. Diariamente, 66% dos compradores daqui navega pela internet pelo celular à procura de algo para comprar (a média global é de 56%).

A pesquisa também confirmou a importância das redes sociais na comercialização online nacional: 43% dos brasileiros afirmou ter feito transações por meio desses sites nos seis meses que antecederam a pesquisa. Do outro lado, 52% dos lojistas nacionais garantiu já estar vendendo produtos e serviços via redes sociais. As informações condizem com o fato de que nós, brasileiros, somos um dos mais ávidos usuários das mídias sociais de todo o planeta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.