Após Threads, TikTok é o mais novo concorrente do antigo Twitter
Aplicativo da chinesa ByteDance passou a permitir postagens em texto

Desde que Elon Musk comprou o Twitter, agora chamado apenas de X, novos aplicativos têm surgido para herdar os usuários incomodados com mudanças feitas pelo bilionário. Agora, mais um aplicativo entrou nessa lista. O Tiktok, da empresa chinesa ByteDance, passou a permitir postagens de texto em seu feed.
“Hoje temos o prazer de anunciar a expansão das postagens de texto no TikTok”, diz o comunicado publicado no blog da empresa na última segunda-feira, 24. “Com posts de texto, estamos expandindo os limites da criação de conteúdo para todos, dando à criatividade escrita que vimos em comentários, legendas e vídeos um espaço dedicado para brilhar.”
A rede é conhecida pelos vídeos curtos altamente personalizáveis e as postagens de texto seguem esse estilo. Com um limite máximo de 1.000 caracteres, os usuários podem criar posts com fundos e letras em cores diferentes, adicionar stickers, músicas e hashtags, além de marcar outros usuários.
A empresa não é a primeira a tentar conquistar os usuários da rede antes representada pelo pássaro azul. Depois de plataformas como Koo, News Post, Spill, Mastodon e BlueSky, o Threads, lançado pela Meta, empresa que detém os sucessos do Instagram e do Facebook, foi o primeiro a realmente ameaçar Musk. Contudo, após um lançamento bombástico nas primeiras semanas de julho, o aplicativo ainda terá que lutar para manter os usuários engajados, especialmente sem a mesma capacidade de incendiar notícias e debates.
O insucesso dessas redes não se deu por falta de ousadia do dono das gigantes Tesla e SpaceX. Antes de mudar o nome e o logo da rede social que manteve a mesma identidade por 17 anos, o excêntrico bilionário demitiu funcionários, alterou algoritmos, reduziu o time de mediação de conteúdo, passou a exigir pagamento para selos de verificação, criou um sistema de assinaturas e, em contrassenso, limitou o número de tweets que os usuários poderiam ler diariamente.
Por enquanto, é incerto se a novidade no TikTok terá algum sucesso. Em meio à disputa e a confusão dos especialistas, restará ao tempo responder se haverá mesmo um herdeiro ou se a internet, enfim, deixará de ser social.