Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Voluntário teria morrido em teste com remédio experimental para Alzheimer

Site norte-americano Stat News, especializado em saúde, teve acesso a documentos que confirmaram óbito após sangramento cerebral relacionado ao lecanemab

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 31 out 2022, 21h20

Um voluntário teria morrido durante os testes com um medicamento experimental para a doença de Alzheimer, condição que afeta a cognição e tira a autonomia de idosos. A revelação foi feita pelo site norte-americano Stat News, especializado em saúde, teve acesso a documentos que confirmaram morte após sangramento cerebral relacionado ao lecanemab. No mês passado, a droga foi considerada promissora após demonstrar potencial para retardar em 27% o progresso da doença em um estudo com 1.800 pacientes em estágio inicial.

O veículo informou que teve acesso a documentos que continham a constatação de um dos investigadores da pesquisa de que a morte, ocorrida em junho, estava relacionada à droga. O óbito está em investigação e a previsão é de que mais informações sobre o ensaio clínico sejam divulgadas no próximo mês.

O medicamento teria, entre seus efeitos adversos, inchaço e sangramento no cérebro. O risco seria maior para pacientes que fazem uso de anticoagulantes, caso do voluntário que morreu.

Ao site, a farmacêutica Eisai Co Ltd, fabricante do medicamento, negou a informação e afirmou que o paciente teve eventos anteriores, como quedas ataque cardíaco, infecção respiratória e episódios semelhantes a mini-derrames.

A ciência luta para encontrar um medicamento eficaz para tratar a doença, que afeta cerca de 55 milhões de pessoas em todo o mundo – e que pode chegar a 74,7 milhões em 2030 – , de acordo com a Alzheimer’s Disease International. No Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.