Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Vitamina B12 está relacionada ao surgimento da acne

O excesso da vitamina -- encontrada em carne vermelha, laticínios e alguns peixes -- pode alterar o comportamento de algumas bactérias e desencadear os problemas na pele

Por Da Redação 8 jul 2015, 15h44

A vitamina B12, encontrada principalmente na carne de bovina, nos laticínios e alguns peixes, é conhecida por desempenhar papéis importantes no funcionamento normal do sistema nervoso e das células sanguíneas, sendo usada para melhorar a memória e combater à anemia. Entretanto, em excesso, ela pode estar ligada à erupção de acne na pele.

Em um novo estudo publicado recentemente na revista Science Translational Medicine, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriram como a vitamina afeta a aparição da acne. De acordo com os achados, a vitamina B12 altera o metabolismo das bactérias da pele Propionibacterium acnes, responsáveis pela acne.

Algumas pessoas com altos níveis de vitamina B12 fazem com que esta a bactéria reduza a sua própria produção de B12, causando um desequilíbrio no organismo. Com isso, ocorre uma elevação dos níveis de porfirina, um composto conhecido por conduzir a resposta inflamatória da pele associada à acne.

Leia também:

Acne severa pode aumentar riscos de suicídio

Creme feito à base de vírus pode ajudar no combate à acne

Apesar da descoberta, os pesquisadores enfatizam que o efeito não é o mesmo para todos. Ou seja, algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras ao desenvolvimento de acne devido à vitamina. Por isso, ainda é cedo para eliminar alimentos como carne, peixe e queijo da dieta. “Nossos resultados sugerem um novo caminho baseado na patogênese bacteriana da acne e fornecem uma explicação molecular para uma observação clínica de longa data. Estudos futuros têm potencial de levar ao desenvolvimento de novas terapias para tratar o problema”, escreveram os autores no artigo.

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade