Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Sexo sustentável: camisinha vegana faz sucesso

A startup alemã Einhorn fatura 5 milhões de euros com a venda de preservativos e produtos de higiene feminina veganos e sustentáveis

Por Da Redação
Atualizado em 11 dez 2019, 16h21 - Publicado em 11 dez 2019, 16h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Você pode não saber disso, mas a camisinha tradicional não é um produto vegano. Embora seu componente principal seja o látex, seiva extraída das seringueiras, ela contém também caseína, uma proteína de origem animal usada como lubrificante. Com foco nos consumidores veganos e que prezam pela sustentabilidade, a empresa alemã Einhorn passou a produzir uma camisinha vegana e sustentável.

    A Einhorn trocou a caseína por um lubrificante natural feito de plantas e só adquire látex extraído do modo mais ecológico possível. Segundo informações da rede BBC, eles se distanciaram das monoculturas da borracha em larga escala, que resultam em desmatamento e destruição de habitats naturais, e compram o produto de pequenos produtores na Tailândia, que evitam o uso de pesticida.

    Além disso, uma equipe da Einhorn  acompanha a produção pelo menos três meses por ano, para evitar que trabalhadores sejam submetidos a más condições de trabalho, acontecimento recorrente em seringais. Nessas produções, os agricultores recebem também recebem 15% acima do salário mínimo.

    A embalagem é feita com papel reciclado e o único “problema” a ser resolvido é o uso de alumínio, que ainda não foi banido do pacote. Vale ressaltar que que a Einhorn  não é a primeira a fazer isso: a marca americana Glyde lançou uma camisinha vegana em 2013 e desde então outras alternativas sustentáveis começaram a surgir nas prateleiras.

    De qualquer modo, a Einhorn vendeu no ano passado mais de 4,5 milhões de camisinhas e conseguiu abocanhar uma fatia do mercado de preservativos, que vale 8 bilhões de dólares (cerca de 33 bilhões de reais).

    Continua após a publicidade

    Mercado em crescimento

    Fundada em 2015 pelos alemães Philip Siefer e Waldemar Zeiler, além da camisinha, a empresa oferece uma linha de produtos de higiene feminina feitos de algodão orgânico. Apenas quatro anos após ser fundada, a Einhorn já tem uma receita anual de 5 milhões de euros (cerca de 23 milhões de reais) e conseguiu vender seu produto na varejista alemã DM, gigante local no mercado de produtos de casa e higiene.

    A denominação “vegana” não estava nos planos iniciais da dupla ao fundar a empresa. Mas durante o processo de financiamento coletivo, eles perceberam que uma pergunta frequente dos doadores era se a camisinha era vegana e decidiram incorporar essa característica ao produto. A estratégia deu certo.

    Compromisso com a sustentabilidade

    De acordo com a BBC, Zeiler e Siefer assinaram uma espécie de manifesto ao fundar a Einhorn, que obriga a empresa a investir 50% de seus lucros em projetos sustentáveis, como compensação à emissão de CO2, e em uma fundação de promoção ao algodão orgânico.

    Continua após a publicidade

    Esse manifesto também foi assinado por outros empreendedores e foi um fator fundamental para a empresa conseguir fornecer seus produtos para a varejista DM. Acontece que, enquanto um pacote de camisinha normal, com oito unidades, custa cerca de 5 euros (aproximadamente 23 reais), a embalagem da Einhorn, com sete unidades, custa 6 euros (cerca de 27 reais).

    Graças ao fato de a Einhorn reinvestir 50% dos lucros em projetos sustentáveis, a empresa conseguiu convencer a gigante a não abaixar o preço de varejo de seu produto. Segundo Sebastian Bayer, diretor de marketing da DM, em entrevista à BBC, os consumidores locais estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, “então queremos oferecer-lhes produtos alternativos sustentáveis”. Em 2016, os alemães gastaram 60 bilhões de euros (cerca de 275 bilhões de reais) em produtos sustentáveis e a tendência é de que esse número aumente.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.