Sexo queima caloria? Estudo comprovou quanto (e como) se perde
Especialistas ressaltam que desempenho e posição influenciam na energia gasta
Quantas calorias é possível perder no sexo? De acordo com um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, homens queimam cerca de 100 calorias e as mulheres 70. Um resultado que só foi atingido depois de relações sexuais com cerca de 25 minutos de duração, incluindo as preliminares.
Desempenho
Por que os homens têm melhores resultados? Para Antony Karelis, professor de cinética humana da instituição e autor do estudo, homens tendem a ser mais ativos durante o sexo. “Além disso, eles pesam mais do que as mulheres e, por isso, o gasto de energia é maior nos homens para o mesmo exercício realizado”, disse em entrevista à Time. No estudo, os participantes tinham, em média, 23 anos de idade.
Sexo como exercício
Mas é possível aprimorar esse desempenho. O número de calorias gastas durante o sexo pode variar de relação para outra. Segundo Karelis, o suor e a respiração pesada provavelmente indicam a queima de mais calorias. As posições também importam: boa parte dos especialistas diz que ficar por cima requer mais energia.
De acordo com um estudo, publicado no European Heart Journal, 75% das mortes envolvendo ataques cardíacos durante o sexo ocorrem com parceiros extraconjugais.
Mas, independentemente da queima calórica, os pesquisadores mostram que a vida sexual faz bem para a saúde. A prática regular está relacionada a taxas reduzidas de câncer, além de melhorar o sono, a saúde mental e o humor ao geral ao liberar a produção de substâncias químicas que estimulam a sensação de prazer.