SBP lança cartilha com marcos do desenvolvimento infantil; entenda
O guia, que abrange as idades de 2 meses a 5 anos, visa a auxiliar na identificação precoce de atrasos do neurodesenvolvimento
Com o intuito de auxiliar na identificação precoce de atrasos do neurodesenvolvimento em bebês e crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou nesta segunda-feira, 26, a “Cartilha de Desenvolvimento – 2 meses a 5 anos”, um material que aponta os principais marcos por faixa etária e que pode ajudar pais e cuidadores no acompanhamento de progressos nas habilidades motoras, cognitivas, emocionais e de linguagem.
Os profissionais da entidade argumentam que os cinco primeiros anos de vida são essenciais para um neurodesenvolvimento pleno e, nessa fase, o comportamento verificado pela criança oferece pistas importantes sobre a saúde. Por isso, a cartilha pretende ser um instrumento didático para que os pais possam observar os comportamentos de seus filhos e comparar com o que já é esperado para cada idade. Assim, os responsáveis podem conversar com o pediatra e receber eventuais orientações necessárias durante as consultas.
“Espera-se que o material seja útil para profissionais da área da saúde, bem como familiares que desejam acompanhar as etapas do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes e crianças. A detecção de algum atraso permite instituir o mais rápido possível ações e intervenções adequadas”, afirma Clóvis Francisco Constantino, presidente da SBP, em comunicado à imprensa.
O conteúdo foi elaborado a partir das traduções do programa “Act Early” ou “Aja Cedo”, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Com 28 páginas, ele se divide em 12 seções representativas das diferentes faixas etárias da criança: aos 2, 4, 6, 9,12, 15 e 18 meses, além de 2 anos, 30 meses, 3, 4 e 5 anos.
Cada idade possui características de desenvolvimento específicas, que são apresentadas na cartilha como marcos sociais/emocionais; marcos de linguagem/comunicação; marcos cognitivos (aprender, pensar resolver problemas) e marcos de movimento/desenvolvimento físico.
Marcos do desenvolvimento infantil
2 meses
- Emite sons diferentes ao chorar
- Mantém a cabeça erguida quando está de bruços
- Move os dois braços e as duas pernas
- Observa você enquanto você se move
- Acalma-se ao conversar ou pegá-lo no colo
- Olha para seu rosto
4 meses
- Faz sons quando falam com ele
- Leva as mãos à boca
- Se estiver com fome, abre a boca quando vê a mama ou a mamadeira
- Mantém a cabeça firme sem apoio quando está sendo segurado
- Traz as mãos para a boca
- Empurra o tronco para cima apoiado nos cotovelos/antebraços quando deitado de barriga para baixo
6 meses
- Coloca coisas na boca para explorá-las
- Fecha os lábios para mostrar que não quer mais comida
- Apoia-se nas mãos para se sustentar quando sentado
- Dá risadas
- Sopra saliva, coloca a língua para fora e sopra
9 meses – Idade recomendada para fazer uma triagem de desenvolvimento
- Consegue sentar sozinho
- Mostra várias expressões faciais, como feliz, triste, irritado e surpreso
- Olha quando você o chama pelo nome
- Levanta os braços para ser pego
- Move as coisas de uma mão para a outra
- Senta-se sem suporte
1 ano
- Acena tchau
- Chama “mamã” ou “papá” ou outro nome especial
- Entende “não” (faz uma pausa breve ou pára quando você diz isso)
- Caminha, segurando nos móveis
- Bebe de um copo sem tampa, enquanto outra pessoa o segura
- Pega as coisas entre o polegar e o indicador, como pequenos pedaços de comida
15 meses
- Dá alguns passos por conta própria
- Bate palmas quando animado
- Mostra afeto (abraços ou beijos)
- Tenta usar as coisas da maneira correta, como um telefone, copo ou livro
- Olha para um objeto familiar quando você o nomeia
- Aponta para pedir algo ou para obter ajuda
18 meses – idade recomendada para uma triagem geral do desenvolvimento e triagem de autismo
- Consegue rabiscar
- Aponta para mostrar algo interessante
- Ajuda você a vesti-lo empurrando o braço através da manga ou levantando o pé
- Caminha sem se segurar em ninguém ou em nada
- Tenta usar uma colher
- Brinca com brinquedos de uma maneira simples, como empurrar um carro de brinquedo
2 anos – também recomendada para triagem de desenvolvimento e autismo
- Diz, pelo menos, duas palavras juntas, como “mais leite”
- Nota quando os outros estão magoados ou chateados
- Aponta para pelo menos duas partes do corpo quando você pede a ele para mostrar
- Usa mais gestos do que apenas acenar e apontar, como mandar um beijo ou acenar sim com a cabeça
- Chuta uma bola
- Corre
30 meses – idade recomendada para fazer triagem geral de desenvolvimento
- Diz palavras como “eu”, “você” ou “nós
- Mostra habilidades simples de resolução de problemas, como ficar em pé em um banquinho para alcançar algo
- Segue instruções de duas etapas como “Coloque o brinquedo no chão e feche a porta”
- Usa as mãos para torcer coisas, como virar maçanetas ou abrir tampas
- Tira algumas roupas sozinho, como calças soltas ou uma jaqueta aberta
3 anos de idade
- Veste algumas roupas sozinho
- Acalma-se dentro de 10 minutos depois de deixá-lo na creche
- Observa outras crianças e se junta a elas para brincar
- Diz o primeiro nome, quando perguntado
- Fala bem o suficiente para que os outros entendam, na maioria das vezes
4 anos
- Fala sobre, pelo menos, uma coisa que aconteceu durante o dia
- Finge ser um personagem ao brincar (professor, super-herói, cachorro)
- Conforta os outros que estão feridos ou tristes
- Segura lápis ou lápis entre os dedos e o polegar (não no punho)
- Muda o comportamento baseado em onde ele está (local de culto, biblioteca, playground)
- Nomeia algumas cores de objetos
5 anos
- Escreve algumas letras do próprio nome
- Conta até 10
- Usa palavras sobre o tempo, como “ontem”,“amanhã”, “manhã” ou “noite”
- Segue regras ou se reveza ao brincar com outras crianças
- Canta, dança ou atua para você
- Faz tarefas simples em casa, como combinar meias ou limpar a mesa depois de comer