Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Queiroga diz que Ômicron não é ‘variante de desespero’

O ministro anunciou a compra de mais vacinas, mas não comentou caso de brasileiro que chegou da África do Sul e testou positivo para Covid-19

Por Cilene Pereira
Atualizado em 29 nov 2021, 13h21 - Publicado em 29 nov 2021, 13h12

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, considera que a Ômicron, a nova variante surgida na África do Sul, não é uma “variante de desespero”, nas palavras do titular da pasta. “Ela é uma variante de preocupação. Não é uma variante de desespero porque nós temos autoridades sanitárias comprometidas com a assistência de qualidade a nossa população”, disse Queiroga após cerimônia realizada em Salvador.

Segundo o ministro, o executivo federal mantém o sistema de saúde preparado para uma eventual nova onda de casos originada pela nova cepa.

Casos de Covid-19 estão sendo registrados em diversos países. No Brasil, um brasileiro vindo da África do Sul está isolado porque testou positivo para Covid-19. Porém, ainda não se sabe a variante que o infectou. Marcelo Queiroga não comentou o caso.

Na cerimônia, Queiroga anunciou a compra de doses de vacinas da Pfizer e da AstraZeneca (120 milhões de doses). O primeiro caso provocado pela Ômicron foi relatado à OMS no dia 24 de novembro. Hoje, ela é a cepa predominante na África do Sul. A variante possui um número de mutações nunca antes visto no SARS-CoV-2, boa parte delas na Spike, a proteína que o vírus utiliza para invadir as células humanas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.