Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Primeiro lote de vacinas da Pfizer chega na quinta ao Brasil

Ministério da Saúde diz que um milhão de doses serão distribuídas pelos 26 estados e o Distrito Federal

Por Da Redação Atualizado em 28 abr 2021, 19h16 - Publicado em 28 abr 2021, 18h55

O primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech chega na quinta-feira, 29, ao Brasil. No total, 1 milhão de doses serão transportadas em voo que chegará ao Aeroporto de Viracopos, no estado de São Paulo, com aterrissagem prevista para as 19h. O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.

As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais, devido às condições de armazenamento da vacina, que demanda temperaturas muito baixas.

A distribuição será feita de forma proporcional e igualitária, de acordo com o ministério. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Assim que os imunizantes chegarem nas salas de vacinação, na rede de frio nacional, entre 2°C a 8°C, a aplicação na população deve ocorrer em até cinco dias.

Por essa razão, o Ministério informou que enviará duas remessas diferentes. Cada uma delas terá 500 mil doses e corresponderá à primeira e à segunda dose das pessoas vacinadas.

O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 15,5 milhões de doses. Essa primeira remessa foi produzida na fábrica da Pfizer em Puurs, na Bélgica.

Com Agência Brasil

Continua após a publicidade
Publicidade