Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Por que o jeans ‘skinny’ pode ser a causa de sua dor nas costas

De acordo com a Associação Britânica de Quiropraxia, o grande problema é a dificuldade de locomoção provocada por esse modelo de calça

Por Da Redação
Atualizado em 14 mar 2017, 18h38 - Publicado em 14 mar 2017, 18h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Calça jeans apertada
    A dica é limitar o número de vezes que você usa calças jeans mais justas ou salto alto durante a semana, por exemplo, e usar mochilas mais confortáveis quando for carregar muito peso, dando um tempo ao seu corpo. (Thinkstock/VEJA/VEJA)

    Muitas mulheres sofrem com dor nas costas e a causa disso pode estar onde elas menos esperam. Segundo a Associação Britânica de Quiropraxia (BCA, na sigla em inglês), peças do guarda-roupa podem ser as responsáveis pela dor nas costas de três quartos das mulheres. Os médicos identificaram tensões na região da coluna relacionadas sobretudo às calças ‘skinny’, mas também aos casacos grandes com capuz pesados e às bolsas transversais.

    Entre as 1.062 mulheres entrevistas no Reino Unido, 73% sofriam de dores nas costas e 33% não sabiam que a escolha da roupa poderia estar envolvida. Os jeans ‘skinny’ eram o item mais popular, usado por 48% das entrevistadas, seguido por bolsas transversais, casacos com grandes capuzes, sapatos de salto alto e sandálias ‘mule’, aquelas sem proteção no calcanhar.

    Movimentos restritos

    Qualquer tipo de roupa que restrinja a locomoção, ou que leve a pessoa a se movimentar de forma não natural, pode ter um impacto negativo na postura, nas costas ou no pescoço, de acordo com a BCA. 

    Continua após a publicidade

    Bolsas pesadas e sobrecarregadas já são antigos conhecidos, mas alguns itens inesperados, como a calça jeans, também podem causar danos – eles restringem o movimento em áreas como os quadris e joelhos, afetando a maneira como sustentamos nossos corpos.  Já capuzes muito grandes podem exigir um esforço maior do pescoço. 

    “Sempre me surpreendo com a quantidade de pacientes que não sabem que suas roupas e acessórios podem afetar a saúde da coluna e a própria postura, e como muitos preferem continuar com essas escolhas”, disse Tim Hutchful, especialista da instituição, ao jornal britânico Telegraph.

    Corpo no limite

    Para Hutchful, os jeans ‘skinny’ podem reduzir a mobilidade, até mesmo de andar. “Roupas restritivas podem levar a uma perda de fluidez em seu passo e nas qualidades naturais de absorção de choque de sua caminhada, causando pressão nas articulações. Mangas bufantes podem fazer com que você posicione os braços de uma maneira incomum, então mais uma vez seu corpo estará compensando suas escolhas de moda.”, explica. Saltos altos e rasteirinhas, que podem afetar a forma como as mulheres andam, também foram identificados como um problema.

    No entanto, a pesquisa não visa servir como uma proibição, mas como um alerta. “Não estamos dizendo que parem de usar as roupas que gostam, apenas que há maneiras fáceis de você reduzir seu impacto sobre a postura e saúde em geral”, salienta.

    A dica é limitar o número de vezes que você usa calças jeans mais justas ou salto alto durante a semana, por exemplo, e usar mochilas mais confortáveis quando for carregar muito peso, dando um tempo ao seu corpo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.