PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Por que a salada fica mais saudável com gorduras

Temperar a salada com azeites e acrescentar queijos, por exemplo, pode dobrar a absorção de nutrientes dos vegetais

Por Da Redação
Atualizado em 10 out 2017, 17h08 - Publicado em 10 out 2017, 17h08

Vegetais são mais saudáveis sem tempero, certo? Errado. De acordo com um novo estudo publicado no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, adicionar óleos vegetais e queijos às folhas e legumes pode aumentar em até duas vezes a absorção de oitro nutrientes pelo metabolismo – as vitaminas A, E e K, associadas à melhora da visão e à prevenção do câncer, luteína, alfa e betacaroteno e licopeno.

Tempero ideal

Pesquisas anteriores já revelaram que gorduras vegetais, como azeites e nozes, e queijos podem potencializar o efeito de um antioxidante que ajuda a diminuir a quantidade de radicais livres e de colesterol do organismo – o licopeno, substância carotenoide encontrada em alimentos de cor avermelhada, como o tomate e a cenoura.

A pesquisa

Para chegar a esses resultados, cientistas da Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, analisaram 12 mulheres de idades universitárias, que geralmente possuem um metabolismo mais acelerado, que comeram cinco saladas – uma sem tempero e as outras com diferentes quantidades de óleo de soja (duas, quatro, oito e 32 gramas).

Depois das refeições, exames de sangue foram feitos para acessar o nível de absorção dos nutrientes entre as participantes.

Quantidade

O maior nível de absorção de nutrientes foi observado quando elas adicionaram 32 gramas do óleo à salada, o equivalente a duas colheres de sopa, quantidade limite recomendada pelas diretrizes americanas de alimentação.

Continua após a publicidade

Segundo os pesquisadores, a quantidade de nutrientes absorvida dos alimentos era proporcional a quantidade do tempero adicionado ao prato. “Adicionar duas vezes a quantidade do óleo na salada leva ao dobro da absorção de nutrientes”, disse Wendy White, principal autora do estudo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.