Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ministro afirma que Brasil está preparado para lidar com a doença

Apesar da admissão de que o vírus da gripe suína circula no Brasil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quinta-feira que o momento é de tranquilidade. “É natural que quando surge uma doença nova surjam dúvidas. Mas o momento é de tranquilidade. Nós temos tudo o que é necessário para dar conta da doença”, afirmou Temporão.

O ministro lembrou que o grau de letalidade da doença ainda é muito pequeno, 0,5% no mundo. E ressaltou que todas as pessoas que apresentarem os sintomas da nova gripe – febre acima de 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal � devem procurar seus médicos ou um posto de saúde. O encaminhamento para um hospital de referência em tratamento da nova gripe deve ser feita pelo médico.

Os exames para comprovação da infecção pelo vírus da H1N1 só serão feitos em pessoas com sintomas graves. Contudo, o ministro garantiu que o tratamento com antiviral específico não depende do resultado do exame, e sim da gravidade dos sintomas.

O Ministério também informou que vai reforçar a campanha de esclarecimento nas fronteiras, especialmente no Rio Grande do Sul. Neste estado, ainda não há confirmação de morte em casos autóctones (transmissão sem contato com pessoas que estiveram em outros países onde a doença é disseminada), mas Temporão disse que é provável que o vírus também circule na região.