Ministério da Saúde reduz quarentena por Covid-19 para sete dias
Paciente que não apresentar sintomas no quinto dia pode fazer teste para poder encerrar isolamento
O prazo de quarentena de pessoas com Covid-19 foi reduzido de dez para sete dias, segundo anúncio feito pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 10. Mas será possível interromper o isolamento caso, após o quinto dia, o paciente não apresente sintomas e faça um teste RT-PCR, considerado padrão ouro para detectar a doença.
“A nossa proposta é, para pessoas que são imunocompetentes, com Covid positivo, um isolamento é de, no mínimo, sete dias. Se ficar sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos por ao menos 24 horas após cinco dias, pode testar e seguir recomendações adicionais de evitar aglomerações, evitar contato com pessoas imunossuprimidas e manter as medidas não farmacológicas (como usar máscara). Se for positivo, deve manter o isolamento até completar o décimo dia”, explica Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde da pasta.
A redução segue tendência de países como Estados Unidos e Reino Unido. No fim do ano passado, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomendou a redução do prazo de isolamento de dez para cinco dias para pacientes assintomáticos.
Segundo Medeiros, não é necessário testar se a pessoa não apresentar sintomas após o sétimo dia. Tendo sintomas, deve fazer o teste RT-PCR. “Se após dez dias estiver sem sintomas, não é necessário testar e sai do isolamento, mas deve manter as medidas não farmacológicas.”
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’
O que diz a primeira pesquisa presidencial após a prisão de Bolsonaro
Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado
A reação de Damares à ordem para Bolsonaro cumprir a pena na sede da PF







