Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ministério da Saúde libera dose bivalente contra Covid para adultos

Vacina que protege contra cepa original e variante de preocupação ômicron poderá ser tomada por pessoas com mais de 18 anos

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 abr 2023, 20h08 - Publicado em 24 abr 2023, 19h34

O Ministério da Saúde anunciou na noite desta segunda-feira, 24, que o reforço com o imunizante bivalente contra a Covid-19 foi ampliado para toda a população com mais de 18 anos. Segundo a pasta, a dose adicional pode ser tomada por quem já completou o esquema primário, com duas doses, das vacinas monovalentes disponíveis (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) ou que as recebeu como dose de reforço. Para ser imunizado, é necessário aguardar um prazo de quatro meses a partir da última dose.

A mobilização faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado no final de fevereiro, com as populações mais vulneráveis para quadros graves e óbitos por infecção pelo novo coronavírus, como idosos, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. A população estimada para esta etapa da campanha é de, aproximadamente, 97 milhões de pessoas.

Caso a pessoa não tenha completado o ciclo vacinal ou esteja com alguma dose de reforço atrasada, a recomendação do ministério é procurar as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

“A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas, é uma missão de todos nós”, afirmou, em nota, a ministra da Saúde Nísia Trindade.

Continua após a publicidade

Até a última quinta-feira, 20, 10 milhões de pessoas tinham recebido a dose bivalente no país, segundo balanço do ministério. A vacina é a forma mais eficaz de proteger a população contra as formas graves da doença, evitar hospitalizações, sequelas e mortes.

Em novembro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou em caráter emergencial o uso de duas versões bivalentes da vacina contra a Covid-19 da Pfizer como dose de reforço para a população com mais de 12 anos. A versão atualizada protege contra a cepa original do novo coronavírus e contra a variante de preocupação ômicron, atualmente dominante no mundo, sendo uma contra a sublinhagem BA.1 e outra contra as subvariantes BA.4 e BA.5.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.