Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: VEJA por apenas 5,99

Ministério da Saúde faz alerta de risco sobre nova variante do coronavírus

Pasta enviou comunicado às secretarias de saúde de todo o pais recomendando a notificação imediata caso haja confirmação de casos

Por Cilene Pereira
26 nov 2021, 18h21 • Atualizado em 26 nov 2021, 18h34
  • O Ministério da Saúde emitiu nesta sexta-feira, 26, um alerta aos 129 Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Brasil sobre a Ômicron, nova variante do coronavírus que está alarmando a comunidade científica global. O documento pede que os serviços façam a notificação imediata se houver detecção de casos. Viajantes oriundos de países onde a cepa já foi identificada que apresentarem sintomas deverão ser monitorados por até catorze dias. Os que não manifestarem sinais da Covid-19 deverão ser acompanhados por até sete dias.

    Até o momento, segundo o Ministério da Saúde, não há registro de casos no Brasil.

    Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a adoção de restrições aos voos e viajantes vindos dos países com presença da nova variante.

    A Organização Mundial da Saúde divulgou também nesta sexta-feira, 26, divulgou o nome da cepa – Ômicron, 15a. letra do alfabeto grego – e a classificou como variante de preocupação. A cepa apresenta mais de cinquenta mutações – o maior número visto até agora – , trinta delas na proteína Spike, usada pelo coronavírus para invadir as células.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Revista em Casa + Digital Completo