Clique e assine com até 92% de desconto

Ministério da Saúde confirma transmissão comunitária no RJ e em SP

Balanço aponta 98 casos confirmados do novo coronavírus no país

Por Da redação Atualizado em 13 mar 2020, 20h44 - Publicado em 13 mar 2020, 16h06

Nesta sexta-feira (13), o Ministério da Saúde confirmou 98 casos do novo coronavírus – 21 casos a mais do que o boletim anterior, divulgado ontem – no país. Doze pessoas estão hospitalizadas com a doença.

O número de casos suspeitos da doença também subiu para 1.485 e outros 1.344 casos já foram descartados. Pela primeira vez, há transmissão comunitária do vírus no país, confirmada nas capitais dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Os casos de transmissão comunitária são aqueles em que não é possível identificar a pessoa que passou a infecção. Com isso, o Brasil entra em um novo estágio do surto: o de mitigação dos casos.

Aos locais com transmissão comunitária – apenas as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, por enquanto -, o Ministério da Saúde recomendou a adoção das seguintes medidas: incentivar home office, reuniões virtuais, cancelar viagens não essenciais, estimular a adoção de horários alternativos e regime de escala dos trabalhadores, planejar e antecipar férias escolares ou usar ferramentas de ensino à distância. Sua implementação fica a critério dos gestores locais de saúde.

Outras recomendações feitas pelo Ministério da Saúde incluem isolamento domiciliar por 7 dias para toda pessoa que chegar de voos internacionais (mesmo na ausência de sintomas), cancelamento de grandes eventos; incentivo de reuniões virtuais, cancelamento de viagens que não sejam essenciais, home office, adoção de horários alternativos e escalas diferenciadas para os trabalhadores e antecipação de férias por instituições de ensino ou adoção de ferramentas de ensino à distância.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade